Thiem vence Federer de virada e é campeão do Masters 1000 de Indian Wells

Na noite deste domingo (17), o austríaco Dominic Thiem venceu o suíço Roger Federer e se sagrou campeão do Masters 1000 de Indian Wells 2019. A vitória, que teve 2h01 de duração, foi sacramentada em 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/5. Foi o primeiro título de Masters 1000 da carreira de Thiem.

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/Acervo Pessoal

 

O jogo

 

Embalado por seu 100º troféu, feito conquistado no ATP 500 de Dubai, Federer atuou em alto nível no Masters 1000 de Indian Wells. Com o bom desempenho, relembrando seus melhores momentos na carreira, chegou à decisão com favoritismo. Em quadra, porém, a situação foi diferente.

O início do primeiro set teve superioridade do suíço. Após confirmar seu serviço, Federer contou com um fraco saque de Thiem, e já conquistou uma quebra de saque no segundo game. Após chegar à parcial de 4/2 contra, Thiem aumentou a agressividade e fez boas devoluções. A mudança de postura surtiu efeito, com o austríaco conseguindo devolver a quebra. No oitavo game, porém, Thiem voltou a sacar mal, e Federer conseguiu outra quebra. O suíço precisou apenas confirmar seu serviço para fazer 6/3 na primeira parte.

O segundo set começou equilibrado, com os tenistas confirmando os serviços. No quarto game, a situação mudou totalmente. O austríaco retornou à postura agressiva. Com boas devoluções, ele quebrou o saque do suíço, abrindo 3/1. Thiem conseguiu administrar a vantagem, confirmando seus games de saque. Fechou a segunda parcial em 6/3.

O terceiro set da partida foi marcado por grande predomínio dos sacadores. O austríaco, mantendo a postura agressiva, não deixou Federer se impor. Já no décimo primeiro game, quando tudo parecia se encaminhar para o tiebreak, Federer teve seu serviço quebrado, deixando Thiem muito próximo da conquista. Mantendo o jogo incisivo e a calma, o austríaco conseguiu confirmar seu último saque, e sacramentou seu primeiro título em Masters 1000.

 

Maiores campeões do Masters 1000 de Indian Wells

 

Com a derrota para Thiem, Roger Federer continua empatado em títulos de Indian Wells com o sérvio Novak Djokovic. Ambos possuem cinco taças. O austríaco levou seu primeiro torneio.

O número um do mundo foi eliminado na terceira rodada do torneio californiano. Ele perdeu para o alemão Philipp Kohlschreiber, 39 do ranking.

 

Desempate

 

O jogo deste domingo (17) no Masters 1000 de Indian Wells foi o quinto entre ambos no circuito da ATP. Thiem acumulou sua terceira vitória. Federer tem duas.

O último confronto registrado havia sido no ATP Finals 2018. O suíço venceu em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3.

 

Próximo compromisso

 

Com o fim do Masters 1000 de Indian Wells, os principais tenistas do planeta voltam suas atenções para outro importante torneio do calendário. Já nesta segunda-feira (18), inicia-se o Masters 1000 de Miami.

A competição não terá a presença do espanhol Rafael Nadal. O número dois do ranking sentiu uma lesão no joelho direito em partida pelas quartas de final de Indian Wells, contra o russo Karen Khachanov. O problema físico o fez desistir também da semifinal, que seria disputada contra Federer.

Outro desfalque será o argentino Juan Martín del Potro. O número cinco do mundo enfrenta problemas no joelho direito, o mesmo que sofreu fratura em partida do ATP 500 de Pequim 2018.

 

 

Leia mais: Confira mais informações do circuito profissional da ATP

“Tiveram a chance deles, fizeram o gol”, diz Matheus Ferraz após empate diante do Botafogo