
Crédito: Divulgação
A divulgação da tocha se dá exatamente há um ano para que o início do trajeto com a chama olímpica seja iniciado.
???? Burning news : ????????the design of the @tokyo2020 torch that will carry the @olympicflame. 492 days to the Opening Ceremony of the #tokyo2020 #Olympics https://t.co/1riiXTQVrq pic.twitter.com/3wvTqIieuW
— Olympics (@Olympics) March 20, 2019
The design of the #Tokyo2020 Olympic Torch has been unveiled! The torch bears the motif of a cherry blossom, Japan’s best-loved flower, and will begin its journey across the country with the arrival of the cherry blossom season in March 2020. ???? #TorchRelay @OlympicFlame pic.twitter.com/xfPn6MQz8S
— #Tokyo2020 (@Tokyo2020) March 20, 2019
Com 71 centímetros e pesando 1,2 kg, a tocha foi produzida através de alumínio reciclado, oriundos em parte dos alojamentos temporários construídos para pessoas que foram afetadas por catástrofes ocorridas em 2011 (terremotos e tsunami).
A abertura superior da tocha onde a chama será acesa simboliza as cinco pétalas características da flor de cerejeira e ao mesmo tempo os cinco anéis olímpicos. Além disso, evoca o lema oficial escolhido para o revezamento no percurso da tocha: “A esperança ilumina o nosso caminho”, como explicou a comissão organizadora no evento de lançamento.
O início da caminhada e da regressiva para os Jogos Olímpicos será marcado com o acendimento da chama olímpica na Grécia, marcada para o dia 12 de março de 2020. Oito dias depois, a chama chegará na cidade Matsushima, na província de Miyagi, no nordeste do Japão, uma das áreas mais castigadas pelo desastre, que acabou deixando de 18 mil mortos e desaparecidos, onde permanecerá exposta até o dia 21.
Dando sequência, o revezamento percorrerá 47 províncias japonesas em 121 dias. Nos próximos dias, o comitê organizador divulgará com mais detalhes o roteiro do trajeto. Os Jogos Olímpicos do Japão serão realizados entre os dias 24 de julho a 9 agosto de 2020, e as Paralimpíadas entre os dias 25 de agosto a 6 de setembro.