Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Produzida com material reciclável, tocha das Olimpíadas de Tóquio é divulgada oficialmente

Inspirada na flor de cerejeira – uma das principais árvores do Japão – o comitê organizador do Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 divulgou nesta quarta-feira (20) a tocha olímpica dos próximos Jogos. O percurso do principal símbolo do evento percorrerá o país asiático justamente na época do florescimento da árvore.

Cido Vieira
Jornalista graduado. Redator do Torcedores.com desde 2017. Repórter na rádio Provisão FM Caruaru.

Crédito: Divulgação

A divulgação da tocha se dá exatamente há um ano para que o início do trajeto com a chama olímpica seja iniciado.

Com 71 centímetros e pesando 1,2 kg, a tocha foi produzida através de alumínio reciclado, oriundos em parte dos alojamentos temporários construídos para pessoas que foram afetadas por catástrofes ocorridas em 2011 (terremotos e tsunami).

A abertura superior da tocha onde a chama será acesa simboliza as cinco pétalas características da flor de cerejeira e ao mesmo tempo os cinco anéis olímpicos. Além disso, evoca o lema oficial escolhido para o revezamento no percurso da tocha: “A esperança ilumina o nosso caminho”, como explicou a comissão organizadora no evento de lançamento.

O início da caminhada e da regressiva para os Jogos Olímpicos será marcado com o acendimento da chama olímpica na Grécia, marcada para o dia 12 de março de 2020. Oito dias depois, a chama chegará na cidade Matsushima,  na província de Miyagi, no nordeste do Japão, uma das áreas mais castigadas pelo desastre, que acabou deixando  de 18 mil mortos e desaparecidos, onde permanecerá exposta até o dia 21.

Dando sequência, o revezamento percorrerá 47 províncias japonesas em 121 dias. Nos próximos dias, o comitê organizador divulgará com mais detalhes o roteiro do trajeto. Os Jogos Olímpicos do Japão serão realizados entre os dias 24 de julho a 9 agosto de 2020, e as Paralimpíadas entre os dias 25 de agosto a 6 de setembro.

LEIA MAIS:
NÃO VEJO A HORA DE FAZER PARTE DISSO”, AFIRMA MEDINA SOBRE OLIMPÍADAS
GINASTA DO FLAMENGO, REBECA ANDRADE, FAZ HISTÓRIA EM STUTTGART AO VENCER NOS QUATRO APARELHOS