Brasileirão tem menos público do que segunda divisão da Alemanha, afirma estudo

Nesta quarta-feira (10), o Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES, na sigla em francês) divulgou um levantamento comparando as principais ligas de futebol do mundo. No quesito público, o Brasileirão apareceu fora do top-10, atrás inclusive da segunda divisão alemã.

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com desde o ano de 2017, já acumulei diversas funções no site e atualmente me dedico a cobertura do futebol nordestino.

Crédito: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

A elite do futebol brasileiro figura na modesta 13ª posição, – 17.402 – ficando atrás do Campeonato Japonês e também do Chinês. Ligas da segunda divisão da Inglaterra e da Alemanha também estão melhores posicionados do que o Brasileirão.

No estudo do CIES, levantando dados de 2013 a 2018, a Bundes League aparece com o melhor índice do planeta bola: 43.302 torcedores. Impulsionado principalmente pela exímia presença do torcedor do Borussia Dortmund, responsável por média superior aos 80 mil por jogo.

Reprodução

Em termos de crescimento, o Brasileirão apesar de figurar posição modesta no ranking, vem em franco crescimento. Neste período levantado, a liga brasileira cresceu 27%, ficando atrás somente de Polônia (47%), Estados Unidos (34%) e da segunda divisão alemã (32%).

Reprodução

LEIA MAIS:
NOVO PRESIDENTE DA CBF CHEGA ATRASADO EM PRIMEIRA REUNIÃO DA CONMEBOL
CONMEBOL SINALIZA PRESENÇA DE 4 CAMPEÕES DA LIBERTADORES EM MUNDIAL DE CLUBES, DIZ BLOG
COPA DO BRASIL: CONFIRA QUAIS EQUIPES JÁ ESTÃO CLASSIFICADAS PARA A QUARTA FASE