Três dos quatro times das semifinais do Paulistão podem ter desfalques por conta do TJD-SP; saiba quais

O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) terá uma importante sessão nesta segunda-feira (01). Serão julgados jogadores e membros da comissão técnica de três das quatro grandes equipes do estado. De quebra, o tridente de agremiações disputa a semifinal do Campeonato Paulista. No jogo de volta da semifinal do Paulistão, Palmeiras, Santos e São Paulo podem ter desfalques.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Cesar Greco/Agência Palmeiras

O primeiro personagem que pode perder o jogo de volta da semifinal do Paulistão é Jorge Sampaoli. O técnico do Santos foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Diz o documento que “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código” é passível de punição, afinal. Na partida de ida das quartas-de-final do Campeonato Paulista, ele se desentendeu com Antonio Carlos Zago, treinador do Red Bull Brasil. Ambos podem ficar de um a seis jogos fora do torneio. A pena é cumulativa para o ano seguinte.

Já Palmeiras e São Paulo podem ter desfalques dentro de campo. No SPFC, Gonzalo Carneiro pegou dois jogos de gancho após ser expulso na peleja contra o RB Brasil. Já no Clássico da Saudade, Moisés foi expulso ante o Santos. O atleta ainda não cumpriu a pena, e o Palmeiras quer impedir que isso aconteça no Campeonato Paulista.

Felipão, por conta de uma advertência, também será julgado. Ele, porém, não corre risco de perder o Choque-Rei.

O que muda nos dois casos, afinal, é a instância de cada uma delas. Ou seja, há quanto tempo a ação está no TJD-SP. Os recursos contra Sampaoli e Zago são de primeira – o que dá margem para que os clubes consigam efeitos suspensivos. Já os dos integrantes do Choque-Rei são ações de segunda instância, que não cabem mais julgamento no Campeonato Paulista.

LEIA MAIS
Presidente da Ponte Preta dá de ombros para Derby Campineiro do Paulistão 2019: “É só mais um jogo”
Com volta de Raí, título do São Paulo no Paulistão de 1998 completa 20 anos; relembre
Atleta que desmaiou em jogo do São Paulo tem alta, mas não lembra de lance que o fez entrar em convulsão