Daniel Serra vence corrida 500 da Stock Car no Velopark

Daniel Serra venceu neste domingo (7) a corrida de abertura da temporada 2019 da Stock Car, disputada no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O piloto da Eurofarma RC, atual bicampeão da categoria mais importante do automobilismo brasileiro, acertou na estratégia de se manter com pneus slicks em uma prova que teve a chuva caindo por alguns instantes, e foi disputada com pista úmida, e colocou o nome na história como ganhador da 500ª corrida do campeonato.

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: Duda Bairros

O momento chave da prova aconteceu na 22ª volta, quando a chuva caiu forte no Velopark, fazendo com que os pilotos fossem aos boxes para colocar pneus de chuva. Serra, porém, retardou sua parada, e viu a chuva parar e a pista secar. Assim, precisou trocar apenas dois pneus, mantendo os compostos de pista seca. O dono do carro número 29 ainda viu Rubens Barrichello, que o perseguia, tocar Cacá Bueno e se atrasar.

A segunda posição ficou com Barrichello, da Full Time, que depois do incidente com Cacá, não teve condições de se aproximar de Serra, terminando 22s893 atrás do vencedor. O pódio foi completado por Ricardo Maurício, que assim como os dois primeiros, apostou nos pneus para pista seca e, mesmo com um erro da Eurofarma RC na troca de pneus, capitalizou o terceiro lugar, se valendo do desgaste de quem optou por pneus de chuva.

Thiago Camilo, que largou da pole position e liderou a prova até a parada nos boxes, quando era perseguido por Serra, acabou com a quarta colocação com o carro da Ipiranga Racing, uma volta atrás do vencedor. O quinto lugar ficou com Felipe Fraga, que largou em 16º e escalou o pelotão com o equipamento da Cimed Racing. Marcos Gomes, que foi o primeiro a apostar nos pneus de chuva, foi o sexto na estreia pela KTF.

Nelsinho Piquet, que optou pelos pneus de chuva no primeiro momento, e voltou aos boxes para colocar os slicks, se recuperou na parte final da prova para terminar em sétimo com o carro da Full Time. Cesar Ramos, da Blau Motorsport, foi o oitavo, terminando à frente de Gabriel Casagrande, da Crown Racing. O grupo dos dez melhores foi completado por Julio Campos, da Prati-Donaduzzi.

A corrida começou com o Safety Car, que retornou à pista apenas uma vez durante os 45 minutos da prova. A bandeira amarela precisou ser acionada na 19ª volta, quando Guga Lima acertou a barreira de pneus. Após o resgate do carro da Vogel, a prova recomeçou na volta 22, justamente quando a janela de paradas nos boxes foi aberta, e a chuva aumentou.

A próxima etapa da Stock Car acontece no dia 5 de maio, com a realização da etapa de Mogi Guaçu (SP), marcada para o autódromo do Velo Città.

Foto: Duda Bairros