Espanhol da 2ª divisão tem nove fortes candidatos para três vagas na 1ª

A oito rodadas do final da fase de classificação, só o Osasuna tem a vaga aparentemente assegurada. Separados por nove pontos, oito equipes se digladiam pela segunda vaga ‘direta’ ou, pelo menos, para disputar as ‘finais’ que apontarão o terceiro e último caçula na elite da temporada 2019/20.

Iberê Riveras
Colaborador do Torcedores

Crédito: Site Oficial do Sporting Gijón

A 2ª divisão do Campeonato Espanhol – LaLiga 2 – começa a crescer em emoção. No último final de semana, foi disputada a 34ª rodada, de um total de 42. Os dois primeiros colocados subirão ‘direto’, enquanto a terceira vaga será decidida nos mata-matas, entre o 3º e o 6º colocado da atual fase.

Andar de cima

O líder da competição é o Osasuna, de Pamplona, que sábado venceu o La Coruña e abriu 6 pontos de vantagem sobre seus concorrentes. Figurinha carimbada na 1ª divisão – foram 30 participações –, o Osasuna aproxima-se de seu quarto título da ‘segundona’ – o último foi em 1961. Pamplona fica perto de Bilbao, terra do Athletic, e San Sebastián, cidade da Real Sociedad.

A briga pela segunda vaga direta está acirrada. Albacete (invicto a cinco jogos) e Granada têm 61 pontos. O bloco de clubes com grandes chances de disputar os mata-matas tem mais seis envolvidos: Cádiz (56), Mallorca (55), Málaga (55), La Coruña (54), Sporting Gigón (52) e Oviedo (52). Quem vem voando baixo é o Gijón, venceu seis dos últimos sete jogos. As oito rodadas que restam prometem muita emoção, coisa que já não poderá ser encontrada na disputa do título da 1ª divisão.

Andar de baixo

Outra briga feroz é contra o rebaixamento, a famosa ‘zona da confusão’, segundo Vanderlei Luxemburgo; caem quatro. O tradicional Zaragoza ocupa a 17ª posição, a somente dois pontos do abismo. O Lugo tem 37 e o Extremadura, 36. Gimnastic (27) e Córdoba (26) já praticamente jogaram a toalha, enquanto o Reus Deportiu, da região de Tarragona, foi eliminado da competição por não pagar salários.

Por ora, na 1ª divisão, Girona (34 pontos), Villareal (33), Levante (33), Celta de Vigo (32), Valladolid (31), Rayo Vallecano (27) e Huesca (25) lutam para não cair.

35ª rodada

Sexta (19)
16h – Alcorcón x Málaga

Sábado (20)
11h – Lugo x Granada
13h – Albacete x Las Palmas
13h – Gimnastic x Sporting Gijón
15h – Mallorca x Rayo Majadahonda

Domingo (21)
7h – Cádiz x Numancia
11h – La Coruña x Extremadura
13h – Oviedo x Córdoba
15h – Tenerife x Almería

Segunda (22)
16h – Elche x Osasuna

LEIA MAIS:
Segunda Divisão Espanhola: Osasuna perde para o Tenerife, mas segue líder