Esportes Olímpicos

Horários dos eventos dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 são divulgados

Publicado às

Colaborador do Torcedores

horários

Crédito: Twitter/ Tokyo2020

Prepare toneladas de café e litros de energético! Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão chegando e os horários dos eventos foram divulgados. Certamente vai ter bastante gente com olheira para ir trabalhar ou estudar. Assim, serão 19 noites, madrugadas e inícios de manhãs para quem acompanhar a Olimpíada na íntegra.

Faltam pouco mais de um ano e três meses para o mais uma edição de Jogos Olímpicos. Decerto que será uma das edições mais espetaculares, envolvendo muita tecnologia e interatividade. No entanto, um fato que pouca gente se atenta, mas que é importante para quem quer assistir aos grandes feitos, como recordes batidos e medalhas conquistada, é o horário que ocorrerão os eventos. A saber, o Japão está 12 horas à frente do Brasil. Isso significa que os horários das competições serão bem malucos, principalmente para o continente americano.

O Comitê Organizador da edição de Tóquio detalhou os horários do calendário de competições. Serão 33 esportes, divididos em 339 eventos. A princípio, o surfe será o esporte que começa mais cedo. As baterias estão programadas para às 7 da manhã no horário local (19h – horário de Brasília). Mas como a modalidade durará quatro dias, outros esportes matinais iniciam suas atividades entre 8 e 11 horas, na maioria dos casos. Ainda que muitas pessoas consigam dormir tarde, a grande maioria dos eventos, aqui no Brasil e restante do continente americano, acontecerá nas madrugadas.

Assim, algumas “bizarrices” acontecerão no calendário. Com o propósito de abranger a audiência global, principalmente dos Estados Unidos, certos horários serão invertidos. Por exemplo, a final de basquete masculino (dia 7 de agosto, das 23h30 à 1h30, do dia 8, no horário de Brasília) será antes da disputa pelo bronze (dia 8 de agosto das 8h às 10h30). Já que é esperado que o time americano dispute o ouro. Outro esporte que sofrerá alterações será a natação. Tradicionalmente, as finais acontecem à noite no local da competição. Todavia, serão realizadas nas manhãs de Tóquio e as classificatórias serão nas noites do dia anterior.

Eventos

Para facilitar, todos os horários mencionados serão referentes ao de Brasília.

Primeiramente, os eventos mais aguardados – Cerimônias de abertura e encerramento – 24 de julho e 9 de agosto, respectivamente (das 8h às 11h ambas).

Contudo, os Jogos já terão disputas antes da abertura oficial. O softball será a primeira modalidade a ser vista – Das 21h do dia 21 de julho às 5h da manhã do dia 22 será realizado a rodada inicial do torneio. Assim como o futebol feminino, que terá suas primeiras partidas no dia 22, das 4h30 da manhã às 10h30. No dia seguinte, repete-se o softball e é a vez do futebol masculino.

O dia 1º de agosto está sendo chamado de “Super Sábado” pela organização, uma vez que terá 21 eventos de pódios. Será seguido pelo “Domingo Dourado”, distribuindo 26 medalhas de ouro. Entretanto, nenhum dia superará as 30 finais de eventos do sábado do dia 8.

Por fim, a maratona masculina (dia 8, das 18h às 20h45) abre o último dia de competições, que terminará com a final masculina de pólo aquático, às 6h20, já

Para acompanhar todo o calendário, basta ver no site oficial de Tóquio-2020.

LEIA MAIS

Judoca Sarah Menezes, do time Flamengo, fala da sua expectativa para a temporada