Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Opinião: A escalação ideal do Grêmio para vencer o Libertad e seguir vivo na Libertadores

O Grêmio disputa na noite desta terça-feira, 23, a sua primeira decisão na Libertadores de 2019. Precisando vencer para seguir vivo e dependendo apenas de si, o Tricolor visita o Libertad, no Paraguai, a partir das 19h15min (de Brasília). Para voltar com os três pontos na bagagem, a equipe precisa voltar a balançar as redes, algo que não fez na final do Campeonato Gaúcho vencida sobre o Internacional.

Bruno Nunes Loreto
Formado em Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Grêmio e Fluminense.

Crédito: Diego Tardelli na direita: a escalação ideal para esta terça (FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

As grandes expectativas estão voltadas para um possível retorno de Luan, mas ainda não colocaria ele no time. É inegável a importância do camisa 7 e toda sua qualidade, mas o deixaria no banco de reservas.

No Grenal de quarta-feira, Luan atuou no segundo tempo e entrou bem abaixo do ritmo dos demais, desperdiçando alguns ataques e perdendo disputas físicas já no final do jogo. O titular, assim, seguiria sendo Jean Pyerre. O “guri” esteve abaixo na final do Gauchão, mas já mostrou ser diferente e está entendendo o que Renato Portaluppi mais cobra dele, que é um jogo mais vertical, buscando também o gol além de deixar os companheiros em condições de finalizar.

A mudança que realizaria seria a entrada de Diego Tardelli. Alisson cumpriu bem o seu papel na final do estadual, mas não apresenta ferramentas ofensivas ao time. Com sua experiência, Tardelli poderia adicionar mais poder de fogo ao ataque.

Um movimento tático interessante apresentado por Renato no Grenal foi a mudança de lado dos pontas, com Everton caindo pela direita e Alisson pela esquerda. Esta alternância pode ser potencializada com a entrada de Tardelli.

No Atlético-MG, o camisa 9 teve seus melhores momentos atuando pelo flanco esquerdo, posição que no Grêmio é de Everton. Como já vimos em muitas partidas, as jogadas com o camisa 11 vêm sendo muito marcadas pelos adversários, e com as movimentações que ocorreriam com Tardelli em campo, poderíamos criar perigo por ambos os lados.

O restante do time seguiria igual, mesmo com críticas a dois jogadores que manteria na equipe. No meio de campo, Maicon é uma substituição certa por questões físicas no segundo tempo, mas o Grêmio ainda não encontrou um jogador para realizar sua função. Nos últimos jogos, o time caiu muito de rendimento sem ele, visto que praticamente todas as jogadas passam por seus pés.

Já na referência de ataque, seguiria com André. O centroavante parece, finalmente, estar se adaptando ao que o esquema de Renato pede de um jogador de sua posição. No Grenal, quase jogou fora sua evolução nas últimas partidas, mas se consagrou ao converter o pênalti decisivo.

Desta forma, a escalação ideal para vencer o Libertad teria:

Paulo Victor; Léo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Diego Tardelli, Jean Pyerre e Everton; André.

E você, leitor, qual time colocaria em campo nesta terça!?

Saudações tricolores e VAMOS, GRÊMIO!

* Este texto não necessariamente reflete a opinião do Torcedores

LEIA MAIS:

RENATO RECEBE PRÊMIO DA CONMEBOL E BRINCA SOBRE TROFÉU: “LÁ EM CASA NÃO TEM MAIS ESPAÇO”

GRÊMIO EMBARCA PARA O PARAGUAI PARA JOGO DECISIVO NA LIBERTADORES; VEJA OS RELACIONADOS