Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Pré-jogo Escócia x Brasil: saiba tudo sobre o amistoso da seleção feminina de futebol

Escócia x Brasil se enfrentam no futebol feminino nesta segunda-feira (8), às 15h (horário de Brasília), na Pinatar Arena, em São Pedro de Pinatar (Espanha). A partida será mais um amistoso de preparação para a Copa do Mundo da categoria, que acontece em junho de 2019, na França. Fique por dentro de todas as informações sobre o confronto:

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Laura Zago/CBF site oficial

A seleção brasileira tenta colocar fim à uma péssima fase às vésperas da Copa do Mundo. A equipe brasileira vive uma sequência de oito derrotas seguidas, a última delas por 2 a 1 no amistoso contra a Espanha, realizado na sexta-feira (5).

O Brasil até saiu na frente com Marta, porém cedeu a virada com uma atuação fraca em termos de marcação e de pouca criação ofensiva diante da bem organizada seleção espanhola. O revés somou-se aos anteriores no Torneio She-Believes, no qual as brasileiras acabaram na lanterna com três derrotas em três jogos neste ano.

Escócia x Brasil

Crédito: Laura Zago/CBF site oficial

Problemas para encaixar o time

O técnico Vadão segue com problemas para encontrar a melhor formação para o time brasileiro, que apresenta alguns pontos negativos que influenciam conjunto. A lateral esquerda aparece como uma grande incógnita, já que nenhuma jogadora conseguiu se firmar na posição, na qual se originam diversas jogadas adversárias. Andressa Alves chegou a ser improvisada no setor, porém não se adaptou, já que atua mais à frente, pelas pontas. No último jogo foi a vez de Joyce ganhar uma oportunidade e também não convencer jogando pela ala esquerda.

A defesa brasileira tem se mostrado perdida em alguns momentos das partidas, principalmente no encaixe de marcação e a cobertura para as subidas das laterais por parte das volantes tem deixado a desejar. As questões defensivas acabam influenciando no ataque, já que Marta acaba sendo “sacrificada” e tendo de atuar mais presa ao lado direito, inclusive voltando para cobrir as subidas de Letícia.

Sem liberdade para flutuar no ataque como em outros tempos, a seis vezes melhor jogadora do mundo tem encontrado dificuldades para municiar as atacantes e criar jogadas ofensivas perigosas.

As adversárias

Escócia x Brasil

Escócia seleção feminina site oficial

 

A Escócia jogará a Copa do Mundo pela primeira vez em sua história no futebol feminino. A equipe europeia tem demonstrado evolução nos últimos anos, como destacou o treinador da seleção brasileira: “A Escócia vem tendo resultados expressivos, é a primeira vez que vai para a Copa do Mundo, mostrando que evoluiu muito no futebol feminino. A equipe vem tendo bons resultados nos últimos jogo, vamos montar um esquema de jogo com uma característica diferente daquela que foi empregada com a Espanha”.

As escocesas estão no grupo D do Mundial, ao lado de Argentina, Japão e Inglaterra e enfrentaram o Brasil apenas uma vez em sua história. O jogo aconteceu em 2013, no Torneio Internacional de Brasília e terminou com a vitória da seleção brasileira, por 3 a 1, com dois gols de Debinha e um de Marta.

Com um estilo de jogo de forte marcação e força, as escocesas apostam muito em jogadas pelas laterais e na pressão sem a bola.

Desfalques e projeção

Crédito: Laura Zago/CBF site oficial

 

As principais baixas da seleção brasileira estão no setor de ataque. A artilheira Cristiane, do São Paulo, foi cortada antes do amistoso contra a Espanha por decisão médica, já que vinha de contusão e deveria ser poupada. Para seu lugar foi chamada Darlene, do Benfica

Ludmila, atacante do Atlético de Madrid sentiu uma pancada no joelho sofrida quando atuava pelo clube espanhol e está inativa para o jogo contra a Escócia.

Uma vitória nesta segunda, além de encerrar o jejum vivido pelo Brasil, também seria importante em termos de motivação para a Copa do Mundo. A seleção enfrentará Jamaica, Itália e Austrália no grupo C da competição, fazendo sua estreia contra as jamaicanas no dia 9 de junho.

Ficha Técnica da Partida

Brasil x Escócia – amistoso preparatório para a Copa do Mundo 

Local: Pinatar Arena (São Pedro de Pinatar, Espanha)

Data: 08/04/2019

Horário: 15h (de Brasília)

LEIA MAIS:

Veja a provável escalação do Brasil para enfrentar a Escócia no amistoso de futebol feminino