Reforçado, Flamengo cresce ofensivamente, mas peca na defesa; compare números

Depois de bater na trave em 2018 no Campeonato Brasileiro, ficar no quase na Copa do Brasil e sofrer mais uma eliminação precoce na Libertadores, o Flamengo investiu pesado para esta temporada e contratou reforços milionários para todos os setores do campo. Ofensivamente, o time subiu bastante de produção em relação ao ano passado, porém na defesa vai deixando a desejar.

Matheus Leal
Colaborador do Torcedores

Crédito: Alexandre Vidal/Flamengo

Em 2019, o Flamengo já entrou em campo em 20 partidas oficiais. Ao todo são 13 vitórias, cinco empates e duas derrotas. Com Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta e companhia, o rubro-negro já balançou as redes adversárias em 41 oportunidades. Média de 2,05 gols por jogo.

O problema tem sido defensivamente. Nesta temporada, o Fla já sofreu 18 gols. Ou seja, praticamente um gol por partida. Além disso, em apenas cinco oportunidades deixou o campo sem ser vazado. Mesmo contra adversários bem mais fracos tecnicamente, a defesa rubro-negra tem sofrido e não consegue passar em branco, gerando preocupação para o decorrer das competições com times mais fortes, como o Brasileirão.

Comparando com o ano passado, o desempenho ofensivo cresceu, mas o defensivo piorou. Nos primeiros 20 jogos de 2018, o Flamengo havia marcado 32 gols e sofrido 14. Ou seja, marcou nove e sofreu quatro gols a menos. A grande diferença está no número de partidas sem ter a rede balançada. Das 20, em 11 o adversário passou em branco.

Vale lembrar que em 2018 o Flamengo foi eliminado na semifinal do Campeonato Carioca, enquanto neste ano pode sagrar-se campeão no próximo domingo mesmo perdendo por um gol de diferença.

Se o Fla mantiver a média da última temporada e jogar os mesmos números de jogos (67), acaba o ano com 134 gols marcados e 60 sofridos. Em 2018 foram 94 marcados e 46 sofridos.

Monitorando o mercado, a equipe carioca ainda busca reforços para o segundo semestre. Os laterais Rafinha e Filipe Luis, o zagueiro Gil e os volantes Ramires (Bahia e China) e Richard já foram especulados no rubro-negro para a janela do meio do ano. Dessa lista, Rafinha está apalavrado e é a contratação mais provável.

O Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro no dia 26, às 21h, contra o Cruzeiro, no Maracanã. Porém, antes disso enfrenta o Vasco pela decisão do Carioca e a LDU, em Quito, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores.

LEIA MAIS

Confira a posição do seu time no ranking da CBF 2019

Saiba quanto os clubes vão ganhar de cotas de TV aberta no Brasileirão 2019