Saiba quem é o maior artilheiro do Corinthians na história do Brasileirão

Heptacampeão, o Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro no próximo domingo (28), contra o Bahia, em Salvador. O Timão foi campeão pela primeira vez em 1990, mas sustenta um histórico de boas campanhas desde o início da disputa do torneio nacional.

Matheus Camargo
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/Site Oficial Corinthians

Porém, o grande artilheiro do Corinthians na história dos Campeonatos Brasileiros vem da história recente de conquistas do clube, mais precisamente da década de 90.

Bicampeão pelo clube em 1998 e 1999, Marcelinho é quem tem o maior número de gols. Entre 1994 e 2000, o ex-camisa 7 do Timão deixou sua marca em 52 oportunidades, tendo em 1998 sua melhor marcar em uma só edição, com 19 gols marcados.

Marcelinho foi quem fez mais gols com a camisa do Corinthians na história dos Brasileirões, mas o maior artilheiro do clube em uma única edição é seu ex-companheiro de ataque. Luizão marcou 21 gols em 1999 e ficou atrás de Guilherme, do Atlético-MG, que fez 28 na oportunidade.

O Timão teve um artilheiro de Campeonato Brasileiro pela primeira vez apenas em 2017, ano do heptacampeonato, quando Jô, com 18 gols, terminou como o maior goleador – empatado com Henrique Dourado, do Fluminense – e melhor jogador daquela edição.

Outro dado de artilharia que chama a atenção é a de quem marcou mais gols em um só jogo pelo clube. Porém, a marca histórica não é guardada por apenas um atleta, e sim por quatro, todos com quatro gols marcados pelo Corinthians em uma única partida. São eles: Sócrates, Luizão, Deivid e Liédson. Entretanto, o ‘Doutor’ é o único que deixou sua marca em quatro oportunidades por mais de uma vez, foram duas, em 1983 e 1984.

Candidatos em 2019
O principal goleador do Corinthians no ano é Gustavo, com nove gols. Porém, em jejum, o centroavante já vê Boselli como concorrente direto pela titularidade. Com ótimos números no futebol mexicano e um início lento no clube, o argentino será titular na estreia.

Leia mais:
Sampaio no ataque? Ex-jogador revela ter começado a carreira como ponta no Santos