
Crédito: Foto: Divulgação/Twitter Santos
Entretanto, se tratando do peso da conquista e de o quanto esses títulos foram importantes para a história do Santos, relembre algumas das conquistas históricas do clube:
Copa Libertadores 1962
O Santos chegou ao topo da América pela primeira vez, sendo também o primeiro clube brasileiro a conquistar a Copa Libertadores. Vencendo o já duas vezes campeão Peñarol na grande decisão, o time de Pelé começou a expandir seu número de títulos.
Mundial 1962
A decisão para conquistar o mundo do futebol foi contra o Benfica de Eusébio, que havia derrubado o Real Madrid na grande final da Champions League. Vencendo a ida e volta, por 3 a 2 e 5 a 2, respectivamente, o Santos colocou o mundo aos seus pés pela primeira vez.
Copa Libertadores 1963
Novamente a América estava rendida ao talento de Pelé, Pepe, Coutinho e Dorval. Pelo caminho, Botafogo e Boca Juniors ficaram para trás.
Mundial 1963
O Milan venceu o Benfica na final da Champions League e foi o adversário do Santos no Mundial, mas também não foi páreo. Os italianos até venceram o primeiro jogo por 4 a 2, mas o alvinegro da Vila Belmiro impôs um 4 a 2 como resposta e forçou um terceiro jogo, no qual venceu por 1 a 0.
Campeonato Brasileiro 2002
Totalmente fora do contexto dos dias de glórias, o Santos vivia tempos sombrios. Sem conquistar um título de grande expressão há 18 anos, o clube estava sem dinheiro, sem estrutura e sem um elenco compatível com sua história.
Emerson Leão chegou para o comando técnico e assumiu uma tradição do clube: deixar o jogo nas mãos dos garotos da base. O Brasil conheceu os “meninos da vila” na sua essência, com Robinho e Diego comandando um time leve e que encantou o país.
Diante de grandes adversários como São Paulo, Grêmio e Corinthians na grande final, o alvinegro praiano surpreendeu a todos e voltou aos caminhos dos tempos de glória com o título do Brasileirão de 2002. Oito pedaladas e a ressurreição de um gigante.
Copa Libertadores 2011
O título que consagrou a geração de Neymar. E quem disse que o raio não cai mais de duas vezes em um lugar? Mais um talento raro foi revelado pelo Santos, e como coroação de mais uma geração de meninos da vila veio o tri da Copa Libertadores. Novamente derrotando o Peñarol, o peixe voltou ao topo da América depois de 48 anos.
LEIA MAIS: