Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Série D 2019: Veja como está a preparação dos times cariocas para a competição

Portuguesa, Itaboraí e Boavista são os clubes cariocas na Série D deste ano que, entre maio e agosto, disputarão o acesso à terceira divisão do futebol nacional.

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Twitter Portuguesa Rio/ Facebook AD Itaboraí (Montagem: Torcedores)

Portuguesa, Itaboraí e Boavista são os representantes do Rio de Janeiro na Série D do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 4 de maio e deve terminar em 18 de agosto. Com 68 clubes distribuídos em 17 grupos de quatro times cada, a fórmula de disputa é a mesma das temporadas anteriores, com seis fases e quatro equipes conquistando o acesso à terceira divisão do ano que vem.

Veja como está a preparação dos clubes cariocas para a competição, que não será interrompida durante a realização da Copa América:

Aniversário CLUBE EXTRA

Clique e veja as melhores promoções!

Portuguesa

O técnico Edson Souza chegou para o lugar de Ailton Ferraz, que deixou o clube após campanha ruim no Campeonato Carioca. Na Série D, o novo comandante terá a sua disposição um time reformulado, com dez novas contratações.

Entre elas, um velho conhecido da torcida carioca: Rodriguinho, que foi campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010. O atacante, de 36 anos, também passou por clubes como Santo André, Athletico-PR e Avaí. Outro reforço importante é o volante Vitinho, de 26 anos, que se destacou pelo Resende no Estadual deste ano e já trabalhou com o novo treinador.

O atacante Rodriguinho/ Twitter oficial Portuguesa Rio

Em jogo-treino realizado no sábado (20), a Portuguesa venceu o Volta Redonda por 3 x 0 e Edson Souza elogiou o desempenho de sua equipe, especialmente no setor ofensivo, o que mais sofreu mudanças após o fim do Estadual.

O time da Ilha do Governador está no grupo A12, ao lado de Caldense-MG, Sobradinho-DF e Vitória-ES, e estreia no dia 4 de maio, as 19h00, no Estádio Ronaldo Junqueira, diante da Caldense.

Itaboraí

Ao ser vice-campeão da Copa Rio de 2018, o Itaboraí entrou para a história do futebol carioca ao se tornar o primeiro time do leste fluminense a disputar uma competição nacional em mais de meio século. Diante do feito, a Águia está se reforçando para a disputa da Série D do Brasileirão e busca aproximar experiência e juventude na montagem do elenco.

Na terça (23), foram confirmados pelo clube, através de seu Facebook, mais três novos reforços: o meia Patrick, de 21 anos, com passagens por Vasco e Atlético-GO, o volante Denílson, de 20 anos, que também já atuou pelo Vasco, e o goleiro Ronald, de 25 anos, ex-Angra dos Reis.

Os reforços Denílson, Patrick e Ronald/ Divulgação AD Itaboraí

Quem também chegou é o volante Vandinho, de 32 anos, que estava no Americano, já passou pelo Volta Redonda e também jogou no Cobreloa, do Chile, e Junior Santos, que acertou o retorno ao clube e pode atuar de volante ou zagueiro. Santos, de 25 anos, também disputou o Estadual deste ano pelo Americano.

Mais seis jogadores que estavam no Rio Branco-ES foram contratados sob aval do técnico Rafael Soriano: os atacantes Cristian e Sorriso, os meias Gean Miller e Gian Carlos, o lateral Max e o zagueiro David, de 33 anos, que já passou pelo futebol carioca em 2012, quando defendeu o Friburguense.

O Itaboraí estreia na Série D do Brasileirão no dia 5 de maio, as 15h00, no estádio Alzirão, contra o Novorizontino-SP. A equipe carioca está no grupo A14, que também tem Hercílio Luz-SC e Tupi-MG.

Boavista

O técnico Eduardo Àllax foi mantido no cargo pela diretoria, mesmo após a campanha considerada insatisfatória no Campeonato Carioca. O clube retorna à Série D do Brasileirão depois de um ano ausente da competição. Em 2017, o time fez boa campanha na fase classificatória, mas foi eliminado precocemente nos mata-matas.

No sábado (20), Boavista e Sampaio Corrêa fizeram um jogo-treino no estádio Elcyr Resende de Mendonça, que terminou empatado em 0 x 0.

O ex-goleiro e atual treinador, que também dirigiu a equipe em 2017, pede “foco integral” na Série D e diz que espera usar a experiência adquirida na competição nacional há dois anos para fazer seu time brigar pelo acesso à terceira divisão em 2020.

Crédito: Divulgação/ Boavista SC

Temos a experiência da comissão e de alguns atletas que aqui estão, além da vontade que todos estão de subir o time, de tornar o Boavista um time com calendário nacional. A experiência fica de, na hora de decidir, atuar num jogo fora de casa um pouco mais fechado, com menos exposição, ou até em casa, tentando decidir na segunda partida (…) A gente vai para uma competição um pouco mais maduros e com mais ambição“, declarou Eduardo Àllax ao site “FutRio.net”.

O time de Saquarema faz sua estreia na Série D contra o Brusque-SC, no dia 6 de maio, as 20h00, no estádio Augusto Bauer. As outras duas equipes que formam o grupo A15 são Foz do Iguaçu-PR e Gaúcho-RS.

LEIA MAIS

Série D 2019: Veja como está a preparação dos times amapaenses para a competição

CBF divulga tabela detalhada da Série D 2019; confira os jogos e regulamento