Veja 10 brasileiros que se destacaram nas principais ligas europeias

Com o encerramento do Campeonato Italiano no último domingo (26), todas as principais ligas nacionais da Europa chegaram ao fim. Com isso, uma série de brasileiros estão de férias – ou então convocados para a disputa da Copa América.

Matheus Camargo
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/Manchester City

Mas quem realmente se destacou nas ligas nacionais? Quais brasileiros merecem menção ao fim da temporada? Veja 10 jogadores brasileiros que se destacaram:

Fernandinho – Manchester City
Contestado na convocação de Tite para a Copa América, o volante voltou a ser peça-chave em uma conquista na equipe de Pep Guardiola. Um dos jogadores favoritos do treinador espanhol, fez mais uma grande temporada e deu equilíbrio ao time na campanha do bicampeonato da Premier League. Distribuiu mais de 2 mil passes durante a competição.

Éderson – Manchester City
O goleiro da seleção da Premier League. O brasileiro disputou jogo a jogo com Alisson para definir quem seria o principal goleiro do futebol inglês na temporada e acabou ficando no topo da votação feita por jornalistas e atletas. Éderson participou de todos os jogos do City na campanha e não sofreu gols em 20 oportunidades.

Alisson – Liverpool
Para muitos o melhor goleiro do futebol inglês e talvez do futebol europeu. Alisson terminou a Premier League em alta e ainda tem a final da Champions League a disputar. Foram 38 jogos disputados e 21 sem sofrer gols.

Roberto Firmino – Liverpool
Participações efetivas em gols, muita movimentação e trio consolidado ao lado de Salah e Mané. Roberto Firmino termina a temporada 2018/2019 como o jogador brasileiro de ataque de maior destaque no futebol europeu. Foram 12 gols e seis assistências.

Fabinho – Liverpool
Controle de jogo, polivalência e contestação por sua falta na Seleção Brasileira. Fabinho começou na reserva do Liverpool, mas ganhou espaço e terminou a Premier League como peça-chave da boa campanha dos Reds. Deve ser titular na final da Champions League.

Vinicius Junior – Real Madrid
Se somadas todas as competições, foram três gols e 12 assistências de Vinicius em sua primeira temporada pelo Real Madrid e segunda como jogador de futebol profissional. O atacante brasileiro se salvou em um ano para se esquecer do clube.

Joelinton – Hoffenheim
O brasileiro que mais participou de gols na Bundesliga 2018/2019 não está em um dos melhores elencos da Alemanha e sequer viu sua equipe se classificar para competições europeias. Joelinton, ex-Sport, foi um dos principais jogadores do Hoffenheim na temporada e ajudou com sete gols e cinco assistências na liga nacional.

Charles – Eibar
Outro brasileiro que não estava em uma das equipes mais badaladas de sua liga, mas que terminou como o conterrâneo que mais marcou. O experiente Charles voltou a ser o grande destaque do Eibar em La Liga e ajudou o time a alcançar a 12ª colocação, sem necessidade de brigar contra o rebaixamento. Foram 14 gols e uma assistência.

Richarlison – Everton
Firmino? Jesus? Que nada! Richarlison foi o jogador brasileiro com mais gols na temporada 2018/2019 da Premier League. O atacante, que está convocado para a Copa América, marcou 13 gols na campanha do Everton e deu uma assistência. Polivalente no setor ofensivo, é um dos queridinhos de Tite.

Tiquinho Soares – Porto
Desconhecido no Brasil, Tiquinho Soares chegou a Portugal em 2014 e teve na atual temporada seu principal momento em um gigante do país. Pelo vice-campeão Porto, marcou 15 gols, distribuiu três assistência e se consolidou como titular da equipe. Aos 28 anos, foi muito elogiado.

Leia mais:
Supremacia na Inglaterra: City e Liverpool foram as equipes que mais venceram em ligas nacionais; veja o top-5