Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Conheça o Estádio Olímpico de Baku, palco da decisão da Liga Europa

Chelsea e Arsenal se enfrentam nesta quarta-feira (29) às 16h (horário de Brasília) pela grande final da Liga Europa. Pela primeira vez o Azerbaijão vai sediar uma final de um torneio continental. O cenário será o Estádio Olímpico de Baku, inaugurado em 6 de março de 2015 e uma das sedes da Euro 2020, no ano que vem.

Gustavo Militão
Jornalista de Recife-PE, apaixonado por esportes.

Crédito: Twitter/Uefa Europa League

O Estádio Olímpico de Baku foi construído para abrigar os Jogos Europeus de 2015, competição criada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Foram 28 meses de obras, num projeto que custou em torno de R$ 1,5 bilhão. Mas se fala que o governo do Azerbaijão teria investido R$ 2,5 bilhões para receber os Jogos. Entretanto, a gastança foi motivo de uma saraivada de críticas pela opinião pública do país. As reclamações eram de que seria um investimento desnecessário numa cidade com problemas, além do baixo retorno financeiro do evento.

O local se destaca pela modernidade e imponência. Primeiramente, tem capacidade para quase 70 mil pessoas, estacionamento para três mil automóveis além de área VIP para quase mil pessoas. Pode parecer exagero para um país de pouca tradição esportiva. Mas o objetivo da construção do Estádio Olímpico foi também o de atrair grandes eventos esportivos. Tal como a final da Champions League e ser uma das sedes da Eurocopa. O primeiro objetivo ainda não foi conquistado. Em contrapartida, Baku foi confirmada pela UEFA em setembro de 2017 para sediar a decisão da Liga Europa.

Na Euro 2020, a capital do Azerbaijão receberá quatro partidas. Três jogos válidos pelo grupo A do torneio e um jogo da fase de quartas de final. Situado perto das margens do Lago Boyukshor, o Estádio Olímpico faz parte do complexo da Vila Olímpica de Baku, onde estão construídos centros de treinamento e vários alojamentos.

LEIA MAIS: 

Veja a provável escalação do Arsenal para final da Liga Europa contra o Chelsea

Veja a provável escalação do Chelsea para final da Liga Europa contra o Arsenal