Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Com duas guerras na história, saiba mais sobre o conflito que tirou Mkhitaryan da final da Europa League

Nesta terça-feira (21), o futebol europeu sofreu um baque, decerto. Pior: a notícia nada tem a ver com o esporte, mas, sim, com um contexto ainda maior que esse. Henrikh Mkhitaryan, atleta dos gunners, não atuará na final da UEFA Europa League, afinal. Tudo por conta de uma situação geopolítica e histórica, certamente. E isso fez com que o armênio não pudesse ter sua segurança garantida para a final da Europa League, ficando de fora da lista de relacionados para Chelsea x Arsenal, certamente.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Twitter/Reprodução

Henrikh Mkhitaryan é armênio, país que fica entre os mares Negro e Cáspio, mas sem saída aquática alguma, afinal. Localizada em uma região de forte influência tanto da Europa quanto da Ásia, a Armênia já passou por diversas guerras em sua história, enfim. Países como Turquia e Geórgia já tiveram relações conturbadas com a nação do atleta que não jogará Chelsea x Arsenal, afinal. Outro países dessa lista é o Azerbaijão, sede da final da Europa League.

Apenas no século XX, foram duas guerras que confrontaram Armênia e Azerbaijão, afinal. A primeira tem um nome autoexplicativo: Guerra Armeno-Azeri, enfim. Azeri, aliás, o gentílico de quem nasce no país cuja capital, Baku, sediará a final da Europa League. Tudo passava pela disputa de três regiões entre 1918 e 1922, decerto. Uma delas era a de Nagorno-Karabakh, que deu o nome para o segundo confronto, ocorrido entre 1988 e 1994.

Na região de Nagorno-Karabakh, a maioria da população tem descendência armênia, enfim. Mas, por meio das armas, o governo do Azerbaijão se mantém controlando o local. ale ressaltar, também, que o Qarabaq, time que disputou fases preliminares da UEFA Champions League e fases de grupo da UEFA Europa League, é do local.

Foram essas tensões diplomáticas que tiraram Henrikh Mkhitaryan de Chelsea x Arsenal, final da Europa League, certamente.

LEIA MAIS
Goleiro que se recusou a sair de campo em final de campeonato é multado pelo Chelsea
Kanté vai se tornar o jogador mais bem pago da história do Chelsea, afirma jornal britânico
Com Unai Emery, Arsenal veta suco de caixinha na dieta de atletas
Mercado da Bola: diretor da Juventus afirma que clube está atento à situação de jogador do Arsenal