Formiga é convocada para Copa do Mundo e pode quebrar recorde histórico na França

Incansável, interminável. Estes são alguns adjetivos que podem definir ou ilustrar a carreira da meio-campista Formiga. Presente na lista de convocadas da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo feminina na França divulgada nesta quinta (16), a jogadora de 41 anos atingirá um recorde sem precedentes na história do futebol. Se entrar em campo em algum embate do Mundial, ela se tornará a primeira jogadora, entre homens e mulheres, a participar de sete edições do torneio.

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com, trabalho como setorista do Botafogo e futebol nordestino

Crédito: Divulgação

A atleta que defende as cores do Paris Saint-Germain ultrapassará a marca pertencente a japonesa Homare Sawa. A atleta nipônica assim como Formiga disputou seis edições do mundial, sendo campeã da Copa em 2011, título este que a jogadora brasileira ainda busca em seu currículo.

Entre os homens, três jogadores dividem o topo com cinco participações cada: Rafael Márquez e António Carbajal, ambos do México, e o alemão Lothar Matthaeus.

Curiosamente, o Mundial da França que será iniciado em 7 de junho será apenas o oitavo disputado na história, destes, Formiga esteve presente em seis e, encaminha o sétimo na lista.

Após anunciar a relação com os nomes das 23 jogadoras convocadas, o técnico da Seleção Brasileira, Vadão, enalteceu a importância de poder contar com a experiente jogadora na competição.

– Fiz um esforço muito grande para a Formiga voltar, pois ela tinha se despedido, e eu fiz um pedido a ela que nos ajudasse na Copa América. Ela atendeu nosso pedido e o apelo da CBF e voltou. É um dos maiores exemplos que temos no mundo, ela não é desse planeta. Tem 41 anos e renovou com o PSG. É uma grande referência e não podia ficar fora de um projeto desse, com tanto esforço e dedicação.

LEIA MAIS:
COPA DO MUNDO: QATAR INAUGURA ESTÁDIO COM AR-CONDICIONADO NOS ASSENTOS