Saiba por onde anda Gustavo Kuerten, um dos maiores ídolos do tênis mundial

Guga se tornou o maior tenistas do Brasil. Após encerrar a carreira, enveredou no mundo empresarial, sendo bem sucedido, com negócios ligados ao esporte e, principalmente, ao tênis. Mesmo famoso e próspero, tenta viver sem ostentação.

Severino José da Silva
Colaborador do Torcedores

Crédito: Julian Finney/Getty Images

O primeiro triunfo de Guga

Gustavo Kuerten, Guga, teve uma trajetória vitoriosa, iniciada em 1993 e encerrada em 2008, com 358 vitórias  em 553 partidas e 20 títulos conquistados. Vale destacar o Torneio de Roland Garros, em Paris, o mais importante do mundo em quadras de saibro,vencido em 1997,quando tinha 20 anos de idade. Guga ainda conquistou Roland Garros por mais duas vezes, em 2000 e em 2001, tornando-se tricampeão do torneio. Despediu-se das competições profissionais no dia 25 de maio de 2008, no palco em que mais brilhou.

Sonho de uma vida simples

Quando se despediu das quadras brasileiras, em Florianópolis, em entrevista ao canal SporTV, disse: “Acho que meu melhor tênis eu joguei quando olhei para o lado e vi todo mundo, vi um monte de gente conhecida, interagi com minha mãe, com o Larri, não achei ainda o Fininho (Fernando Meligeni, que estava na arquibancada), fora os amigos que estão presentes”. Quando perguntado sobre o que faria depois de encerrar a carreira, respondeu que tinha como um sonho de ter uma vida simples e com respeito às pessoas. Falou também do seu carinho com a cidade natal, e que pretendia continuar morando em Florianópolis, porque tinha belas recordações de sua infância e adolescência vividas lá.

Mesmo famoso e com um patrimônio milionário, Guga consegue passar a imagem de uma vida simples e sem ostentação. Tanto que, costuma frequentar uma de suas empresas,a GGK, usando bermuda, camiseta esportiva, chinelos e óculos escuros, lembrando o contraste que causou, quando entrou em Roland Garros, vestindo azul e amarelo.

Vivendo sem glamour

Continua morando em Florianópolis e ligado ao tênis e às origens. Lá promove anualmente a Semana Guga Kuerten que envolve disputas de tênis em várias modalidades. Pouco aparece na mídia ou redes sociais. Um raro desses momentos foi registrado em janeiro deste ano, quando Guga compartilhou em seu Instagram um registro em família . Na foto, o ex-tenista aparece ao lado da mulher, Mariana Soncini, e os filhos, Maria Augusta, de 6 anos, e Luis Felipe, de 5. “Registro do programa em família: jogo do Orlando Magic e Celtics pela NBA”, disse Guga.

Preocupação com o futuro

A opção por uma vida sem ostentação, não significa que o ex-tenista não se preocupe com a vida financeira. Em 2018, declarou ao blog Arena do Pavini que queria  criar uma empresa de consultoria especializada em atletas famosos, com o fim de ajudá-los a aprender a lidar com a carreira e com os ganhos, evitando armadilhas e a destruição do patrimônio. A preocupação fundamenta-se em casos de atletas famosos que não sabendo lidar com a gestão financeira, acabaram passando por dificuldades. Um dos exemplos disso, é do ex-jogador Muller, que admitiu ter perdido tudo que ganhou durante a carreira e passava por dificuldades financeiras.

LEIA MAIS:

Kyrgios tem ‘dia fúria’, perde a cabeça com torcedores, arremessa cadeira na quadra e é eliminado do Masters 1000 de Roma

Tênis: Masters 1000 de Roma movimenta a semana (13/05 até 19/05)