Treinador do Bahia muda time tricolor para tentar surpreender o São Paulo

O Bahia vai buscar sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro 2019. Nesse final de semana, o Tricolor baiano viaja para a capital paulista e encara o terceiro colocado na tabela da competição.

Tathiane Marques
Colaborador do Torcedores
Roger Machado/ Bahia

Crédito: Felipe Oliveira/ EC Bahia

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Durante os treinos realizados na semana, o técnico Roger Machado pode utilizar um time diferente do que vem utilizando. A sinalização é que o Bahia entre com três volantes para tentar surpreender o São Paulo.

Após o treino misterioso com portões fechados no Fazendão, nesta sexta-feira (17), o treinador explicou a sua opção em utilizar em campo três jogadores com características de marcação. Para ele é uma tentativa de controlar o meio de campo.

“A gente precisa diferenciar o que é posição, característica e função. É fundamental ter isso na cabeça. Quando se propõe abrir três jogadores com forte capacidade de receber e recuperar a bola no meio-campo, é para tentar ter controle de meio-campo maior. Nos jogos fora de casa não conseguimos ter. Para ter ideia em números, nosso controle de meio é 140%, 150%. Isso significa que se dividir o campo em três zonas, cada bola que perco nessa zona, recupero uma bola e meia. Nos jogos fora de casa temos controle inferior a isso. Contra o Botafogo, quando sofremos os três gols, a gente perdeu mais bola do que recuperou na região. Contra o Atlhetico foi menos de 100%. Não dominamos aquela zona. Quando se coloca jogadores com capacidade de recuperar a bola nesse setor, é para ter maior controle. Mas precisamos saber que temos três volantes com capacidade de jogo, bom passe, e dois jogadores abertos pelo lado que expõe o time adversário a velocidade nas suas costas. Não é mudança de sistema. Com Ramires jogamos com essa função por dentro contra o Athletico. Diante dessa necessidade de ter maior controle, testo essa opção”.

O duelo na capital paulista acontece no próximo domingo (19), às 11h00 (horário de Brasília), no estádio do Morumbi. A partida é válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS

EM CAMPANHA VOLTADA AO COMBATE À LGBTFOBIA, BAHIA LANÇA CAMISA TEMÁTICA