Ayrton Senna e Lewis Hamilton inspiraram Wallace Martins a seguir no automobilismo

Wallace Luiz Martins, com 16 anos, nascido em São Paulo capital e mora atualmente em Cachoerinha (periferia da zona norte de São Paulo) tem como inspiração os pilotos Ayrton Senna e Lewis Hamilton.

Ana Bracarense
Eu transformo a vida das pessoas para que saibam reconhecer o que é importante no trabalho e porque devem crescer junto com a empresa. A felicidade do funcionário faz parte do processo, mas uma peça essencial no meu método é saber reconhecer o que realmente importa. O quanto você/seu funcionário se importa com a empresa?Entre no site da Click Consultoria: www.clickconsultoriapcd.com e encaminhe um e-mail com assunto: EU QUERO

Crédito: Arquivo Pessoal de Wallace Martins

Wallace gosta de fortes emoções desde criança, pois ele sempre gostou de carros, motos,e ainda fazer bicicross e sempre buscou saber um pouco mais das histórias de Ayrton Senna e Lewis Hamilton.

“Minha primeira vez que andei de kart foi com meus 10 anos. Até hoje me lembro, foi no interior de São Paulo em Indaiatuba, onde tinha uma pista de kart no estacionamento do shopping”, diz Wallace.

“Andei pela primeira vez ali, gostei e decidi que era aquilo que queria para minha vida. Toda vez que eu ia no shopping, eu pedia para meus pais me levar pra correr de kart. Até que um dia uma das pessoas que cuidava da pista me chamou para correr no mini campeonato que teria naquela pista”, diz Wallace.

Wallace se inscreveu e foi correr com mais 40 pilotos, porém ele era o único piloto menor de idade e que ainda não possuía CNH. As corridas eram de noite e eram baterias eliminatórias. Entre todos eles, Wallace foi o 2° colocado em sua primeira corrida.

O prêmio para os três primeiros colocados era um treino com o kart profissional. E ele ganhou esse treino no kartódromo de Interlagos. Ele se saiu bem nesse treino e a equipe Nikima Racing lhe convidou para correr profissionalizado no kartódromo Internacional de Volta Redonda. Lá ele fez sua temporada na categoria júnior em 2016 e foi premiado como 3° melhor piloto do ano.

Em 2017 Wallace ficou parado por falta de verba. Já em 2018, ele fez uma temporada na Copa Aldeia de kart e foi campeão da 1° fase, e 3° lugar na somatória da 2°fase. No final de 2018, ele fez a seletiva de Fórmula 3 e ficou em 3°lugar na seletiva, e também correu em Piracicaba de Fórmula Vee pela equipe do Wilson Fittipaldi, onde largou da 11° colocação e chegou em 5°lugar pegando seu primeiro pódio com o carro de fórmula.

Nesse ano de 2019 ele fez sua primeira corrida em Interlagos com a Fórmula Vee, onde na sua estreia fez a pole position, chegou a liderar a segunda bateria, mas não conseguiu completar nem uma das corridas com problemas mecânicos.

“Meu ídolo mesmo não tento visto ele correr, pois eu não era nascido, é o Ayrton Senna, e Lewis Hamilton, não sou fã deles pelo fato de serem os melhores pilotos, mais sou fã deles pela grande humildade desses pilotos e também pela história de lutas deles”, diz Wallace.

Ayrton Senna e Lewis Hamilton fizeram Wallace seguir a carreira de piloto, pois pesquisando sobre a história deles e vendo quem são e quem foram, eles fizeram o jovem piloto a se inspirar neles.

Sua primeira equipe foi a Nikima Racing, quando ele começou a correr de kart e atualmente ele corre na Fórmula Vee Brasil, mas já participou na Cesário F3, Nikima Racing e Mz Racing.

Wallace espera entrar em uma categoria maior como a Sprint Race, ou uma Stock Light ou até mesmo ir para fora do Brasil e começar uma Fórmula 4. E para ele não existe pior parte do treino, pois tudo o que ocorre no treino é aprendizado, desde uma quebra no carro, a um melhor desenvolvimento de si mesmo.

Wallace não tem medo de lhe acontecer um acidente, pelo simples fato de saber que no autódromo onde corre é bem protegido, para todo lado da pista tem ambulância.

“Eu espero que essa molecada quem vem desde pequeno não somente no automobilismo mas em qualquer esporte, tire seu maior aproveito do espaço, do seu treino, se dedique o máximo possível, que tenha foco do que quer fazer e onde chegar, e tenha sempre sua humildade”, finaliza Wallace.

LEIA MAIS

Felippe decide ser engenheiro e atuar na área de vehicle safety por causa de Ayrton Senna

Ayrton Senna é eternizado em corpo de Denis por inúmeras tatuagens