Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

10 documentários sobre games que você deveria assistir

Desde o Atari até os consoles da nova geração, estes documentários sobre games revelam um universo desconhecido até mesmo para os mais ‘viciados’ nessa arte.

Marcelo Faviere
Marcelo Faviere é formado em Comunicação Social: Jornalismo pela UAM. Fundador dos portais Insônia Pop (2012 a 2015) e Excêntrico Psicopata (2015 a 2016). Analista tático do Futebol na Veia (2016) e SCCP Scouts (2018). Entrou para a equipe de colaboradores do Torcedores em fevereiro de 2018, onde escrevia artigos, notícias e produzia entrevistas com personagens do cenário gamer e de e-Sports (esportes eletrônicos) no Brasil e no mundo. Saiu em dezembro do mesmo ano para adentrar o mundo corporativo. Neste meio tempo participou da equipe de colunistas do site de automobilismo Boletim do Paddock (2018). Atualmente está de volta ao Torcedores.com, onde começou a sua carreira de jornalista de games.

Crédito: PxHere/Arte final: Marcelo Faviere

Este é o momento perfeito para mergulhar na indústria de videogames, seja como programador, artista conceitual, designer de jogos ou narrador. Mesmo que você não queira trabalhar na indústria, pode ser divertido aprender como tudo funciona nos bastidores.

Pensando nisso, o Torcedores.com preparou este top 10 com os melhores documentários sobre games.

Separe a pipoca, aperte o play, e divirta-se!

10) Paralelos: games no Brasil e a pirataria (2016)

documentario sobre games paralelos red bull fioti emicida

Fióti e Emicida jogam International Superstar Soccer e outros clássicos durante um dos episódios da websérie. (Foto: Red Bull)

Inicialmente é curioso que poucos brasileiros não saibam sobre o complicado e interessante desenvolvimento da cultura gamer no país. Por outro lado, muitos se recordam dos tempos em que compravam jogos ‘piratas’ nas barraquinhas de camelôs pelo Brasil afora.

É provável que a pirataria presente nas terras tupiniquins tenha popularizado a nossa cultura gamer. Com o intuito de contar essa história, o documentário Paralelos narra o crescimento da pirataria de jogos no país e sua relação com o desenvolvimento da nossa cultura de games.

Veja os três episódios aqui.

9) I Am Street Fighter – 25th Anniversary Documentary (2017)

Lançado em 30 de agosto de 1987, Street Fighter é uma das marcas mais fortes dos games e, sem dúvida, o jogo de luta mais famoso da indústria. Para comemorar os 25 anos da franquia, relembrar toda sua história e exaltar seu legado, a Capcom lançou o documentário I Am Street Fighter, que apresenta depoimentos de fãs e entrevistas com os profissionais que trabalharam ao longo da franquia, inclusive o produtor Yoshinori Ono.

Ele está disponível gratuitamente pela desenvolvedora; confira abaixo!

8) A Era Do Videogame e seus jogos (2007)

Para muitos a melhor produção relacionada aos videogames, A Era do Videogame é uma visão madura do impacto e da influência dos jogos na sociedade, levando a sério o assunto, mas sem perder o tom de brincadeira.

Apesar de estar datado (2007) não perdeu a sua importância. Cada capítulo é recheado de informações belíssimas, é realmente um trabalho bem aprofundado, os criadores estavam bem inspirados quando resolveram fazer essa série-documentário.

Dê o play!

Veja também:

7) Consoles, Joysticks e um punhado de histórias (2010)

Primeira produção da história da ZeroQuatroMídia, este documentário conta a história da introdução dos videogames no Brasil, desde o Telejogo, produzido pela Philco no final da década de 70, até a consolidação de consoles como Master System e NES.

Infelizmente o projeto nunca foi vendido e não passou do Trabalho de Conclusão do Artur Palma, Rob Vitorino, Thiago Rebouças e Willian Sassano. Independentemente disso, trata-se de uma excelente obra.

Curta a obra a seguir:

6) Free to Play (2014)

Este documentário longa-metragem acompanha três jogadores profissionais de diferentes partes do mundo numa competição valendo um milhão de dólares. Produzido pela Valve, o filme gratuito documenta os desafios e sacrifícios exigidos dos jogadores para competir no mais alto nível.

Diferentemente de outras obras, esta em especial se destaca por dar voz aos cyberatletas e, principalmente, reduzir a distância existente entre este mundo e o público geral. Chris Zele da Maximum PC revista, que não estava familiarizado com Dota, achou não só um dos melhores documentários de videogame, mas um dos melhores documentários sobre qualquer tema que ele já tinha visto.

Obs.; ative a legenda/cc e escolha o idioma português-brasil.

5) Ecstasy of Order: The Tetris Masters (2011)

Entre os documentários sobre games também estão os clássicos e seus recordistas.

Nesta obra nós acompanhamos a vida de vários atletas que se preparam para competir no campeonato mundial do clássico Tetris.

Com efeito fotográfico que lembra os tempos do VHS, vemos o desenvolvimento e crescimento de Tetris como um dos jogos mais populares de todos os tempos, assim como o papel que tem desempenhado na formação da vida dos protagonistas, o mistério em torno do paradeiro de ex-campeão do Nintendo World, Thor Aackerlund, e a ideia do primeiro mundial do clássico.

Você pode conferir o trailer oficial abaixo, enquanto que a versão integral pode ser adquirida no site oficial do filme.

4) Atari Game Over: A lenda dos cartuchos enterrados (2014)

Antes de mais nada é preciso dizer que a Atari era a principal fabricante de consoles e games do início dos anos 80. Isto posto, a empresa pagou milhões pelos direitos para fazer uma adaptação do blockbuster ET – O Extraterrestre, de Steven Spielberg. No entanto, o jogo foi um fracasso à época do lançamento, em 1982, e foi um dos responsáveis pela derrocada dos jogos de console.

O doc busca desmistificar esta que é uma das maiores lendas do universo dos games. Por isso, a solução encontrada pela Atari para se desfazer de seu estoque foi enterrar os milhões de unidades sobressalentes. Descubra se a lenda é verdadeira.

3) The King of Kong: Fistful of Quarters (2007)

Outro clássico do gênero, esse doc traz as aventuras dos dois melhores jogadores de Donkey Kong dos Estados Unidos: Billy Mitchell, que manteve o recorde mundial por mais de 20 anos, e Steve Wiebe, que agora encontra-se sem emprego e decide desafiar o recorde de Mitchell.

Como resultado, presenciamos uma espécie de Davi vs Golias dos games. Nesse ínterim, o documentarista Seth Gord consegue divertir e (o mais surpreendente) emocionar, transformando a obsessão por um antigo arcade em um filme sobre perseverança e caráter.

Apesar do difícil acesso à obra no Brasil, é possível encontra-la no YouTube com legendas em inglês e espanhol.

2) Man vs Snake: The Long and Twisted Tale of Nibbler (2015)

Lançado em 1982, Nibbler foi o primeiro game que permitia a pontuação de um bilhão de pontos. Tudo ia bem até que 25 anos depois aparecem rumores de que um italiano teria quebrado seu recorde.

Agora, fora de forma e em sua crise de meia-idade, Tim tem de defender seu título. Este filme aborda a história da busca por essa pontuação usando apenas uma ficha. Ainda que de fato você não curta a temática, dê uma chance e assista, pois a obra é surpreendentemente tensa.

Um dos melhores documentários sobre games.

1) Indie Game: The Movie (2011)

Assista a esse documentário e você nunca mais irá piratear jogos indie!

Premiado 3 vezes como “melhor documentário“, inclusive no tradicional ‘Sundance Festival‘, essa narrativa nos mostra como é difícil se criar jogos na atualidade, mesmo com o avanço e popularização dos computadores pessoais (PC).

Certamente o mercado de jogos independentes (indies) revolucionou o modo como jogamos e criamos nossos joguinhos. Assim sendo, o documentário revela as dificuldades por trás da criação destes jogos de videogame. Acompanhe pessoas perdendo seu sono, saúde e dinheiro atrás do sonho do sucesso no meio populoso dos games.

A princípio o doc está disponível na Steam por R$ 9,99.

Por fim, salvo preferencias pessoais, desfrute dos documentários sobre games.

Qualquer sugestão de pauta pode ser enviada para este que vos escreve, clicando aqui.

Inscreva-se no canal do Torcedores no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram!

Leia mais

A batalha dos games: qual é o melhor? Vote!