Veja o que o Brasil precisa fazer para se classificar na Copa do Mundo Feminina

Após a derrota para a Austrália, o Brasil joga por sua sobrevivência contra a líder Itália na próxima terça-feira (18). Veja o que a seleção brasileira precisa para avançar às oitavas da Copa do Mundo Feminina

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Getty Images

A seleção brasileira complicou sua situação no grupo C da Copa do Mundo de Futebol Feminino após ser derrotada por 3 a 2 pela Austrália nesta quinta-feira (13). O Brasil chegou a abrir 2 a 0 com Marta e Cristiane, mas caiu de produção na etapa final e sofreu a virada. Com o resultado negativo, as brasileiras farão um jogo decisivo pela classificação na última rodada contra a líder Itália, que bateu a Jamaica por 5 a 0 nesta sexta (14). Confira o que o time comandado por Vadão precisa para avançar:

Em caso de vitória…

Caso vença as italianas, o Brasil fatalmente se garante nas oitavas de final da competição, já que chegará aos mesmos seis pontos da Itália e possivelmente da Austrália, que deve vencer a Jamaica com facilidade na última rodada. Neste caso, o critério de desempate seria o saldo de gols, que no momento favorece a seleção brasileira em relação às australianas (o Brasil tem dois gols de saldo, a Itália soma seis e a Austrália está zerada neste quesito). Ainda que seja superada pelas duas rivais na tabela, a pontuação assegura as brasileiras na próxima fase como uma das quatro melhores terceiras colocadas.

Em caso de empate…

Mesmo com uma eventual igualdade contra a Itália, o Brasil ainda pode se classificar às oitavas de final da Copa do Mundo dependendo de uma combinação de resultados. Neste caso, a seleção avançaria com um eventual empate ou derrota da Austrália, que iria, no máximo, aos mesmos quatro pontos das brasileiras, porém com um saldo de gols inferior.

Já no cenário de um empate entre Brasil x Itália e uma vitória das australianas, Marta e companhia terão que torcer para que ao menos duas terceiras colocadas dos seis grupos do Mundial, terminem com menos quatro pontos, ou com um saldo inferior ao da seleção brasileira. Desta forma, o Brasil se classificará como um dos melhores terceiros.

Em caso de derrota…

Uma vitória da Itália praticamente elimina a seleção brasileira. Nesta situação, o Brasil permaneceria nos três pontos e teria que torcer por uma improvável vitória da Jamaica sobre a Austrália (e ainda dependeria do saldo de gols para ficar em segundo) ou de uma combinação de resultados que fizesse com que pelo menos duas terceiras colocadas de outros grupos não chegassem à mesma pontuação e saldo de gols superior.

LEIA MAIS:

Itália goleia Jamaica e assume a liderança isolada no grupo do Brasil na Copa do Mundo Feminina