CBF viaja até 1919 e transforma site e redes sociais em homenagem ao título Sul-Americano do Brasil

Para entrar no clima da Copa América e relembrar o primeiro grande título da história do Brasil, a CBF levou seu site e redes sociais até 1919, quando a seleção canarinho conquistou o Campeonato Sul-Americano, antiga versão do torneio continental.

Gabriel Dias
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação / CBF

Jogando no estádio das Laranjeiras no Rio de Janeiro, o Brasil se sagrou campeão após vencer o Uruguai pelo placar de 1 a 0.

Para homenagear a conquista, os principais canais de comunicação da confederação amanheceram de cara diferente. A nova logo deu lugar ao escudo do CBD (extinta Confederação Brasileira de Desportos). Além de receber detalhes e imagens em preto e branco.

O site também ganhou uma série de matérias especiais resgatando a história da seleção brasileira antes mesmo dela se tornar pentacampeã mundial. Entre elas, uma matéria especial sobre o primeiro ídolo da seleção Arthur Friedenreich, autor do gol do título em 1919.


Outras curiosidades que ganharam destaque foram a criação de um clube no interior do Paraná para homenagear aquela seleção, o vocabulário futebolístico utilizado na época, a morte goleiro uruguaio Roberto Chery, que uniu Brasil, Argentina e Uruguai em luto, artefatos históricos usados na competição e detalhes sobre a conquista brasileira.

O título de 1919 também será homenageado pela seleção brasileira na estreia da Copa América desta sexta-feira, 14, contra a Bolívia, no Morumbi. O uniforme canarinho dará lugar à nova camisa branca que relembra a camisa utilizada na conquista do título há 100 anos.

O uniforme branco permaneceu como o principal da seleção brasileira até 1950, quando a equipe perdeu a primeira Copa do Mundo disputada no Brasil para o Uruguai. A última vez em que uma seleção brasileira usou a camisa branca foi no ano de 2004, em um amistoso contra França, em Paris, para comemorar o centenário de fundação da Fifa.

Leia mais:

Enquete: qual camisa mais bonita da Copa América?

Relembre a última conquista de Copa América pelo Brasil