Conheça as maiores sequências de vitórias seguidas na MLB

Confira quais os seis times da MLB que mais venceram partidas consecutivas na temporada regular na história

Gustavo Prado
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/Youtube

Entre as grandes ligas americanas, a Major League Baseball é a que contém o maior número de partidas na temporada regular, são 162 jogos por ano. E apesar do grande número de confrontos e da longevidade (a MLB completa 150 anos de existência em 2019) apenas seis franquias conseguiram alcançar a marca de 20 ou mais vitórias seguidas em uma mesma temporada na história da liga: Giants, Indians, Cubs, Athletics e os já extintos St. Louis Maroons e Providence Grays.

New York Giants-1916

Quem detém o recorde de vitórias seguidas é o San Francisco Giants, que venceu 26 partidas consecutivas em 1916, quando a franquia se chamava New York Giants. A Série invicta dos nova-iorquinos começou com vitória por 4×1 no clássico contra o Brooklyn Robins (atual Los Angeles Dodgers) no dia sete de setembro e só foi quebrada no final do mês, no dia 30, após perder para o Boston Braves (hoje, Atlanta Braves) por 8×3.

Porém, embora seja muito conhecida, essa sequência do Giants tem uma polêmica. Na verdade, o time ficou 27 partidas invicto, pois em 18 de setembro a franquia teve um doubleheader (dois jogos no mesmo dia) diante do Pirates. O time de Nova York venceu a primeira partida por 2×0, mas a segunda teve de ser interrompida após a oitava entrada, devido ao mau tempo, quando estava 1×1. Então o jogo foi anulado e no dia seguinte Pirates e Giants se enfrentaram mais duas vezes, com varrida dos Gigantes de Nova York.

De acordo John Thorn, historiador oficial da MLB, o New York Giants detém sim o recorde de 26 vitórias seguidas, o jogo interrompido não quebra essa sequência, já que foi disputado em outro doubleheader  no dia seguinte.

Segundo Steve Hirdt, vice- presidente executivo da Elias Sports Bureau, site que transmite as estatísticas oficiais da MLB,essa polêmica não existe, pois não há empate no baseball, os jogos que terminam igualados por causa do tempo são remarcados para outro dia, como aconteceu nesse caso de 1916.

Embora tenha atingido o recorde de vitórias seguidas, o time ficou apenas na quarta colocação da National League naquele ano.

Cleveland Indians-2017

Quem chegou mais perto de quebrar o recorde do Giants foi o Cleveland Indians, em 2017.

A franquia de Cleveland conseguiu 22 vitórias consecutivas entre o final de agosto e o meio de setembro. O time, que contava com o brasileiro Yan Gomes, começou a sequência batendo o Boston Red Sox por 13×6 no dia 24 de agosto e foi derrotado apenas no dia 15 de setembro contra o Kansas City Royals por 4×3.

A Tribo, como é conhecida a franquia, terminou a temporada regular com 102 vitórias, vencendo a divisão Central da Liga Americana, mas foi derrotada nos playoffs pelo New York Yankees.

Chicago White Stockings/ Chicago Cubs- 1880 e 1935

Na terceira posição, com 21 vitórias em sequência na temporada regular da MLB, aparece o Chicago Cubs, por duas vezes.

A primeira foi em 1880, quando a franquia se chamava White Stockings e ficou de dois de junho até oito de julho sem perder. Assim como aconteceu com o Giants, o time da Cidade do Vento também teve um empate nessa sequência, diante do Providence Grays, mas no dia seguinte os times disputaram outra partida com vitória de Chicago.

O detalhe é que até 1882, devido ao número menor de times na MLB (oito em 1880), as equipes faziam menos de 100 jogos.  O White Stockings fez 84 partidas, com 67 vitórias e só 17 derrotas, sendo campeão da National League, mas perdendo pro Washington Nationals em uma série de playoffs entre os vencedores da National League e da extinta National Association, um torneio de ligas menores que existiu entre 1879 e 1880.

Em 1935 o Chicago Cubs igualou o número de vitórias seguidas que havia conseguido como White Stockings no século XIX. Foram 21 jogos de invencibilidade entre quatro de setembro, quando bateu o Philadelphia Phillies por 8×2, até 27 do mesmo mês, ao vencer o St.Loius Cardinals por 5×3.

A ótima campanha de Chicago, com 100 vitórias e 54 derrotas, garantiu ao catcher Gabby Hartnett  o prêmio de MVP da National League de 1935.

Com a arrancada na reta final da temporada regular, o Cubs se classificou para a World Series, sendo derrotado por 4×2 para o Detroit Tigers.

St. Louis Maroons e Providence Grays-1884

Em 1884 o St. Loius Maroons, clube já extinto, ficou perto de quebrar o recorde conseguido por Chicago quatro anos atrás. A franquia do Missouri conseguiu 20 vitórias nas 20 primeiras partidas da temporada. Foi o melhor inicio de um time nas quatro grandes ligas americanas até 2015/2016, quando o Golden State Warriors, da NBA, venceu as 24 primeiras partidas que disputou.

Nesse mesmo ano, outro time também conseguiu chegar à marca de 20 jogos invicto, foi o também extinto Providence Grays. A equipe de Rhode Island venceu todos os jogos que fez entre sete de agosto a seis de setembro. As 20 vitórias em sequencia ajudaram o time a vencer a National League e se classificar para a antiga World Series, em que Providence se sagrou campeão contra o New York Metropolitans.

Oakland A’s- 2002

Em 2002 o Oakland Atlhetics teve que se reinventar para conseguir ir longe na MLB. O time da Califórnia havia perdido três dos principais jogadores antes da temporada começar e não tinha muito dinheiro para montar uma equipe competitiva.

Mas baseado numa analise de estatísticas de baseball que avaliavam o desempenho dos jogadores, Oakland conseguiu montar um time forte, com a terceira menor folha de pagamento da liga, e chegou a marca de 20 vitórias consecutivas de 13 de agosto a quatro de setembro, terceira maior série invicta da MLB na época, que só foi superada 15 anos depois pelo Cleveland Indians.

Esse feito rendeu um livro escrito em 2003 por Michael Lewis chamado “Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game”, que em 2012 foi adaptado para o cinema com o nome “Moneyball: O homem que mudou em jogo”.

Mas apesar de entrar para a história da Major League Baseball com os métodos estatísticos na escolha de jogadores e 103 vitórias na temporada regular, sendo 20 consecutivas, o Oakland A’s não conseguiu vencer a MLB naquela temporada. O time californiano ficou em primeiro na sua divisão, porém foi derrotado nos playoffs para o Minnesota Twins.

LEIA MAIS:

Camisa de Beisebol é vendida por R$21,7 milhões e bate recorde de item esportivo mais caro