Doenças emocionais vão acabar com as empresas

Os números são alarmantes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão será a campeã em afastamentos no trabalho, superando os problemas respiratórios, até 2020. Só em 2017 no Brasil 197 mil trabalhadores tiveram que se afastar por conta de problemas de saúde, dados do INSS. Pesquisa da Mercer Marh Benefits (consultoria de recursos humanos) em 690 empresas brasileiras concluiu que apenas 41% delas realiza alguma ação para melhorar a saúde emocional, como grupos de corrida ou aulas de yoga.

Fabiano de Abreu
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação

Mais. De acordo com pesquisa realizada pelo ISMA-BR em 2018, 72% da população brasileira sofre alguma sequela do estresse, do leve ao considerado devastador. Entre esses, 32% tem a Síndrome de Burnout, que segundo nova  definição da Organização Mundial da Saúde é resultante de “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso.

Há duas décadas no mercado e com um time de profissionais de primeira linha, a Lokal Assessoria de Esportes e Saúde percebeu que apenas as atividades físicas não estavam dando conta do recado e uma nova solução era necessária para mudar este cenário. “Um estudo da Harvard, por exemplo,  mostrou que a prática da meditação, meia hora por dia durante oito semanas, melhorou significantemente a memória, o bem-estar e o aprendizado. Isso também ajudou os executivos a entrarem em estado flow (concentração máxima). Mais. Outro estudo da McKinsey & Company concluiu que executivos que conseguem atingir esse estado flow são cinco vezes mais produtivos e menos estressados e mais felizes. Aliado a isto, pesquisa mundial do LinkedIn, realizada com 11.500 colaboradores, mostrou que 46% deles são mais felizes quando são amigos dos colegas de trabalho”, conta Vinícius Monteiro, sócio do Grupo KLP, do qual a Lokal faz parte.

Depois de muitos estudos desenvolveram  uma nova atividade para ser feita no ambiente corporativo, promovendo a saúde e o bem estar dos colaboradores e assim reduzindo os afastamentos: a LaboEmocional. “Nosso novo método trabalha a melhora da ergonomia, do convívio social e  respiração, através de exercícios moderados pelo professor que estimulam a interação entre os colabores com atividades sociais integradas as atividades físicas”, explica Vinícius. Sirleine Ross, diretora de RH da empresa Tangará Engenharia, é testemunha da eficácia do LaboEmocional. “Não tem nada a ver com as atividades feitas anteriormente, todos os colaboradores elogiaram a novidade, e nosso indicadores internos de clima organizacional melhoraram significante”, afirma.

Benefícios para os Colaboradores: Aliada as atividades físicas realizadas com os colaboradores, a Lokal estabelece uma maior integração com o departamento de Recursos Humanos  para que assim ter acesso as pesquisas de clima e dados de afastamento, índice de sinistralidade do seguro de saúde , etc. e juntos melhorarem os índices de saúde e felicidade da empresa. “Trabalhamos para ser um investimento, não um custo para a empresa”, destaca Vinícius. Os benefícios do novo método são melhora da qualidade de vida, da autoestima; melhora do ambiente do trabalho, melhora do desempenho profissional e tudo isso resulta em melhores resultados financeiros para a empresa.

Benefícios para a Empresa: A Lokal garante a segurança das instalações, equipamentos e respectivas manutenções. A equipe é treinada em primeiros socorros o que garante o pronto atendimento em caso de acidentes. O controle dos exames médico e dos termos de responsabilidade dos alunos é feita pela Lokal, garantindo que apenas os alunos aptos a praticarem atividade física utilizem as instalações.  Os  profissionais da Lokal são de alto padrão de qualidade, registrados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF) e em regime CLT, evitando autuações e processos trabalhistas. O serviço é pago pela empresa por meio de nota fiscal eletrônica.

Sobre o Grupo KLP Esportes: O Grupo KLP Esportes e Saúde é referência de excelência e inovação com um portfólio de serviços completo. É formado pela Kainágua Academia, a Lokal Assessoria de Esportes e Saúde e a rede social Personal Trainer X.  O grupo atua há 30 anos promovendo a qualidade de vida e a saúde (física, mental e social), através de atividades físicas e sociais, onde o aluno desejar. A Kainágua por dez anos é considerada a melhor academia do Morumbi por oferecer atividades para toda a família. Já a Lokal atua em empresas e condomínios se destacando pela qualidade e diversidade dos serviços oferecidos. E o Personal Trainer X é a maior rede social digital do segmento no Brasil conectando professores a alunos.

Site:

Lokal: www.lokalesportes.com.br

Contatos para a imprensa:

Esporte & Negócio
www.esporteenegocio.com.br / (11) 5083 8845

Silvia Herrera – silherrera@gmail.com – (11) 98630-4148

Christian McCardell – chris@esporteenegocio.com.br – (11) 97977-4454

Guto Francischini – guto@esporteenegocio.com.br – (11) 98437-6545