Saiba como chega a Escócia para a Copa do Mundo 2019, na França

Pela primeira vez na história a Escócia vai disputar uma Copa do Mundo. E já quer surpreender, o começo da caminhada é neste domingo (09) diante da Inglaterra.

Lucas Calegari
Colaborador do Torcedores

 

Crescente, essa é a palavra que melhor define a estreante Escócia.

Dirigida pela Associação Escocesa de Futebol apenas a partir de 1998, demorou a conseguir figurar no cenário internacional.

Entretanto não poderia chegar na França em melhor fase. Em 2017 disputou sua primeira Eurocopa. Agora, dois anos mais tarde vem para a primeira Copa do Mundo. E mais, nas últimas 5 partidas antes da estreia no mundial, nenhuma derrota. Quatro vitórias e um empate.

Um desses amistosos foi contra a nossa seleção brasileira, em Abril. E as escocesas venceram por 1×0.

 

Destaques:

 

  • Kim Little, meio campista experiente, já jogou até Jogos Olímpicos (em 2012 quando foi convocada para defender a seleção do Reino Unido). No amistoso contra a nossa seleção brasileira foi a autora do gol da vitória. Atualmente atua no Arsenal (ING).
  • Jane Ross, tem 29 anos e é a grande artilheira da história da seleção, em 127 jogos, marcou 58 gols. Tem boa média de gols por partida e é a principal esperança de bola na rede para a Escócia. Atua no West Ham da Inglaterra. Como a maioria das atletas escocesas, que também atuam na liga inglesa.

 

Curiosidades:

 

  • Até 1970 o futebol feminino era disputado de forma ilegal na Escócia.
  • A estreia na Copa do Mundo 2019 será contra a Inglaterra. Exatamente a mesma adversária da primeira partida oficial escocesa, lá em 1972 e também da estreia na primeira Eurocopa disputada, há dois anos atrás. Em ambos os duelos sofreu uma derrota, 3 a 2 e uma goleada histórica, 6 a 0, respectivamente. Mas promete que desta vez o resultado será bem diferente!

 

Agenda para fãs brasileiros:

 

Primeira rodada:

 

vs Inglaterra – 09/06 (13:00) – Nice

 

Segunda rodada:

 

vs Japão – 14/06 (10:00) – Rennes

 

Terceira rodada:

 

vs Argentina – 19/06 (16:00) – Paris

 

Meu prognóstico é de que termina em terceiro do grupo, com três pontos. E isso pode levar as escocesas as oitavas de final como uma das melhores terceiras, sim ou não.

Não teve muita sorte na ordem dos confrontos, mas se conseguir arrancar pelo menos um empate em algum dos dois primeiros jogos, com mais uma provável vitória na última rodada chegaria aos quatro pontos e asseguraria uma vaga no mata mata final da Copa do Mundo 2019.