Fabio Quartararo lidera sexta-feira de treinos da MotoGP em Barcelona

Francês da SIC Yamaha foi o melhor do segundo treino livre do dia para o Grande Prêmio da Catalunha, dominando a sexta-feira

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.
Fabio Quartararo

Crédito: SIC Yamaha

O francês Fabio Quartararo foi o piloto mais rápido da sexta-feira (14) de treinos livres para o Grande Prêmio da Catalunha, sétima etapa da temporada da MotoGP. O competidor da SIC, equipe satélite da Yamaha, foi o mais rápido da segunda atividade do dia no Circuito de Barcelona, em Montmeló, ao marcar 1min40s079, não sendo superado pelos rivais no combinado das duas sessões do dia.

Como acontece costumeiramente, o segundo treino contou com os melhores tempos do dia, com nove dos dez primeiros obtendo o melhor giro na parte da tarde. Com a Ducati, Andrea Dovizioso ficou com a segunda posição ao final do dia, distante 0s281 do tempo obtido por Quartararo. Takaaki Nakagami, com uma Honda da LCR, completou a lista dos três primeiros.

Pol Espargaró, com uma KTM, ficou com a quarta posição, completando quatro montadoras diferentes nas primeiras colocações. Francesco Bagnaia, com uma Ducati da Pramac, ficou com a quinta posição, sendo seguido por Franco Morbidelli, sexto com outra Yamaha da SIC. Valentino Rossi, representante da Yamaha, foi o sétimo, enquanto Danilo Petrucci, vencedor na Itália, foi o oitavo com a Ducati.

Piloto mais veloz do primeiro treino livre do dia em Barcelona ao marcar 1min40s692, Marc Márquez foi o único a não melhorar seu tempo na segunda atividade, quando aproveitou para testar uma combinação de pneus diferente dos demais, com pneu duro na frente e médio atrás de sua Honda, ficando com o nono tempo do dia. Cal Crutchlow, com uma Honda da LCR, fechou o top-10.

A sexta-feira contou com resultados dos mais equilibrados em Barcelona. Prova disso foi que os 19º primeiros colocados andaram no mesmo segundo ao final do dia, o que complicou a vida de alguns pilotos de destaque na temporada. Álex Rins foi apenas o 11º com a Suzuki, e está no Q1 da classificação por enquanto. O mesmo ocorre com Jorge Lorenzo, 13º com a Honda, e Maverick Viñales, 14º com a Yamaha.

Os treinos da MotoGP seguem neste sábado (15), com a realização de mais duas atividades livres e a classificação, marcada para 9h10. O Grande Prêmio da Catalunha será disputado no domingo (16), a partir das 9h, com transmissão para o Brasil dos canais Sportv.

Foto: SIC

LEIA MAIS:
Dovizioso crê em bom retrospecto da Ducati para lutar por vitória em Barcelona
Márquez parte para GP da Catalunha mirando novo bom resultado