Fim do tabu do Botafogo completa 30 anos: Mauricio relembra detalhes do histórico Botafogo x Flamengo da final do Carioca de 1989

Gol que selou o fim do tabu do Botafogo completa 30 anos e Mauricio relembra detalhes do histórico Botafogo x Flamengo

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Twitter/Reprodução

Esta sexta-feira, 21 de junho, é importantíssima para a torcida de um grande clube do Rio de Janeiro. Há 30 anos, um Botafogo x Flamengo entraria para a história. A vitória alvinegra por 1×0 na final do Campeonato Carioca deu o título ao Fogão. De quebra, ainda selou o fim do tabu do Botafogo: ficavam para trás 21 anos sem títulos.

No dia em que o fim do tabu do Botafogo completa 30 anos, Mauricio, autor do gol, concedeu uma entrevista aos repórteres Emanuelle Ribeiro e Fred Gomes, do portal Globoesporte.com. Dentre outros fatos interessantes, ele afirmou que quase não jogou a histórica partida. “Eu não ia jogar, estava febril e, na ida para o Maracanã, reuni o pessoal e disse que não jogaria. Eles disseram: “Nós vamos correr por você. Você é um jogador que faz gol contra o Flamengo, eles têm medo de você, e você vai fazer diferença”, lembrou.

Ele também relembrou a influência de grandes nomes do futebol mundial naquela partida. Ao encontrar com Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol falou que Mané Garrincha estaria com ele. Um rival, porém, também o “inspirou”. “O Zico bateu uma falta, a bola quase entra e, quando ele vai saindo, eu coloco a mão nele. Hoje, eu acho que quando toquei nele saíram virtudes. Logo depois, Mazolinha cruza da esquerda e eu faço o gol. Acho que peguei a virtude do Zico, que é artilheiro, e consegui fazer um gol que ficou para a história”, recorda Mauricio sobre o tento que marcou o fim do tabu do Botafogo.

Inspiração

O gol do fim do tabu do Botafogo inspirou, no mínimo, duas músicas. A primeira foi “Esse é o Botafogo Que Eu Gosto“, escrita por Beth Carvalho. A segunda, composta pela própria torcida do clube, é muito cantada em estádios.

Confira abaixo os melhores momentos da final do Campeonato Carioca de 1989:

LEIA MAIS
No Twitter, torcida do Botafogo homenageia Beth Carvalho, torcedora fanática do Glorioso
Botafogo e Atlético-MG homenageiam Beth Carvalho, a Madrinha do Samba
No Dia Mundial do Rádio, relembre 12 narrações de futebol emocionantes