Fórmula 1 adia divulgação de regulamento para temporada de 2021

Novas regras da principal categoria do automobilismo mundial deverá ser divulgada apenas no mês de outubro

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.
Lewis Hamilton

Crédito: Getty Images

A Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira (14) que o novo regulamento da categoria, que passará a vigorar a partir de 2021, será revelado apenas no mês de outubro. Havia a expectativa de que as novas regras da principal categoria do automobilismo mundial fossem divulgadas já nesta semana, o que acabou não acontecendo por conta da necessidade de ajuste no documento de regras entre equipes e a FIA.

“Enquanto as principais partes interessadas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA sentem que os objetivos centrais delineados para o futuro conjunto de regras foram definidas, foi acertado pelos interesses do esporte que o melhor desfecho será atingido usando um tempo extra para mais refinamento e consultas adicionais”, disse a Formula One Management (FOM), em nota.

“Além disso, depois do primeiro encontro entre as partes interessadas acima mencionadas, uma série de novos encontros será realizada nos próximos meses”, seguiu a nota emitida pela entidade, que tem ouvido, além das equipes, os pilotos que integram o atual grid da Fórmula 1 para entender o que é necessário se fazer nos carros para melhorar a disputa por posições.

“Tentamos indicar o que queremos. Penso que isso já nos deu carros mais largos e mais velocidade. Mas não concordamos com a forma como a pressão aerodinâmica é gerada. Por isso, estamos tentando dar um retorno sobre isso”, comentou Max Verstappen, piloto da Red Bull, em declaração feita ao site da revista inglesa Autosport.

O regulamento para 2021 deverá mexer com as configurações de motor, que será mais simples e mais barato que as atuais unidades de força.

Foto: Mercedes