Indy: Alexander Rossi toma a liderança na largada e vence em Elkhart Lake

Piloto da Andretti Autosport tem atuação de gala em Road America, e conquista vitória tranquila no circuito localizado em Wisconsin

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: IndyCar

Alexander Rossi venceu na tarde deste domingo (23) o Grande Prêmio de Elkhart Lake, décima etapa da temporada da Indy, disputada no circuito de Road America, no estado americano de Wisconsin. O piloto da Andretti Autosport superou o pole position Colton Herta ainda na largada, e seguiu para triunfar com enorme facilidade no tradicional autódromo americano.

Rossi terminou a corrida com uma vantagem de mais de 20 segundos em relação ao segundo colocado, Will Power, piloto da Penske que precisou conter um ataque do companheiro de equipe, Josef Newgarden, para terminar nesta posição, relegando o líder do campeonato ao terceiro lugar da prova. Graham Rahal terminou em quarto com um carro da Rahal Letterman Lanigan.

Assista ao vivo as corridas da Indy de graça por 1 mês. Aproveite o lançamento do DAZN Brasil!

Scott Dixon, que caiu para a última posição nas voltas iniciais após rodar, fez ótima corrida de recuperação para terminar em quinto, logo à frente de seu companheiro de Chip Ganassi, o sueco Felix Rosenqvist. James Hinchcliffe, que travou dura batalha com Colton Herta, ficou com a sétima posição com a Schmidt Peterson, relegando o piloto da Harding, que se enroscou com Simon Pagenaud e teve um problema em um dos reabastecimentos, ao oitavo posto.

Pagenaud, com o terceiro carro da Penske, completou a corrida com a nona posição, depois de escalar o pelotão, já que largou do final do grid após ser eliminado ainda na primeira fase da classificação no sábado. O grupo dos dez primeiros em Elkhart Lake foi completado por Takuma Sato, que escapou da pista ainda no início da prova, terminando no meio do pelotão com o carro da Rahal Letterman Lanigan.

Os brasileiros não foram bem em Elkhart Lake. Matheus Leist apostou em uma estratégia de quatro paradas, ante três da maioria dos pilotos, e terminou apenas na 20ª colocação com o carro da AJ Foyt, depois de chegar a aparecer na 13ª posição. Tony Kanaan, companheiro de equipe do gaúcho, finalizou a prova em 21º, também uma volta atrás dos líderes.

A temporada 2019 da Indy segue daqui há dois domingos, quando será disputado o Grande Prêmio de Toronto, única etapa que é disputada fora dos Estados Unidos.