Mercado do Vôlei: saiba como andam as negociações dos clubes brasileiros femininos

Com a chegada de junho e o fim do vínculo dos atletas com os antigos times, os clubes já começaram a anunciaram as contratações para a temporada 2019/20. Confira as principais movimentações do mercado do vôlei brasileiro.

Andressa Fischer
Gaúcha, 21 anos. Vôlei | Futebol Gaúcho | Flamengo

Crédito: Foto: Divulgação/FIVB

MINAS

Após uma temporada praticamente perfeita, o Minas praticamente se desfez do elenco campeão da Superliga. Saíram Natália e Gabi para as chegadas das estrangeiras McClendon e Acosta, que já foram anunciadas, e as bicampeãs olímpicas Sheilla e Thaísa são os nomes de peso da equipe minastenista para a próxima temporada.

Mas as novidades no time da capital mineira não por aí não. O clube anunciou nas suas redes sociais nesta semana, as chegadas da central Vivian, ex-Barueri, e a ponteira Kasiely, que jogou as últimas duas temporadas no Sesc Rio.

Chegam: Sheilla, Thaísa, Roslandy Acosta, Deja McClendon, Kasiely e Vivian;
Renovam: Macris, Leia, Carol Gattaz, Bruna Honório, Bruninha e Laura Kudiess;
Saem: Mara, Mayany, Gabi, Natália, Malu, Duda (auxiliar) e Stefano Lavarini.

PRAIA CLUBE

Vice-campeão da última Superliga, o Praia Clube mudou uma peça crucial no esquema de jogo de qualquer equipe de voleibol. Saiu a norte-americana Carli Lloyd, e retornou à Uberlândia Claudinha, MVP da final da Superliga 2017/18 que o time comandado por Paulo Coco se consagrou campeão, e que estava no Osasco.

Além da levantadora, o clube anunciou nesta semana a volta da ponteira Pri Daroit, e da oposta Monique Pavão, que estavam no Fluminense e no Sesc Rio, respectivamente.

Há rumores de que com a saída de Fabiana, que deve tirar um ano sabático para se dedicar à família, a diretoria uberlandense acertou o retorno da campeã olímpica Walewska, que assim como Claudinha, esteve em Osasco na última temporada.

Outra quentinha do mercado do vôlei é a saída de Rosamaria para o vôlei italiano. A informação é do jornalista Bruno Voloch, que cravou a ponteira no Perugia, cuja equipe está de volta à primeira divisão.

Chegam: Claudinha, Pri Daroit, Monique e Vivian Lima;
Renovam: Nicole Fawcett, Fernanda Garay, Michelle Pavão, Carol Silva, Suelen Pinto, Lais Vasques e Ananda Marinho;
Saem: Fabiana, Lloyd, Paula Borgo, Rosamaria, Ellen Braga, Bruna Caixeta e Gabriela Rocha.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique aqui e se inscreva!

OSASCO

Como é de praxe todos os anos, a renovação de Camila Brait foi o primeiro anúncio feito por Osasco. A líbero vai para a 12ª temporada defendendo a equipe osasquense, onde foi campeã da Superliga, do Mundial de Clube, e do Sul-Americano, entre os principais títulos.

Nesta quinta-feira (06), Roberta foi anunciada oficialmente como nova jogadora do time paulista. E quem também deve ser oficializada em breve pelo clube. Assim como a levantadora, Bia, que também estava no Sesc Rio, retorna a cidade após uma temporada longe do José Liberatti.

Após duas temporadas jogando no clube osasquense, Mari Paraíba está retornando para a Europa. A ponteira foi anunciada no último mês no Monza, da Itália, equipe quarta colocada do última campeonato italiano.

Quem também se despediu, após três temporadas jogando na equipe osasquense, foi Nati Martins. A central deixa o clube para a chegada da também jogadora da seleção brasileira Mara, campeã da última Superliga pelo Minas.

Chegam: Roberta, Bia, Vanessa, Ellen, Mara, Fernanda Tomé, Pri Heldes e Adriani;
Renovam: Camila Brait e Kika;
Saem: Leyva, Claudinha, Nati Martins, Natasha, Walewska, Carol Albuquerque, Mari Paraíba, Domingas, Zeni, Lorenne, Mayara e Vivi.

SESC RIO

Maior campeão da Superliga Feminina, o Sesc Rio agitou o mercado do vôlei brasileiro nesta janela. Isto porque Bernardinho não engoliu muito bem o quinto lugar na última edição, e respondeu a eliminação contratando.

O time carioca trouxe a experiente Fabíola, e dispensou Roberta. Curiosamente, a nova levantadora da equipe tem uma identificação muito forte com o arquirrival Osasco, onde foi campeã do Mundial de Clubes, e para onde foi Roberta.

E se os torcedores osasquenses já ficaram agitados com a contratação de Fabíola pelo maior rival, a ida de Tandara ao Rio de Janeiro pegou todos de surpresa. Isso pois a oposta dava sinais de que iria retornar ao clube paulista, após uma passagem pela China, mas a opção de ser treinada por Bernardo Rezende pesou, e ela recusou a proposta do ex-time.

Chegam: Fabíola, Tandara, Natinha, Amanda, Milka, Ariele, Lara e Thaís;
Renovam: Drussyla, Juciely, Gabiru, Peña, Carol Leite, Natiele e Linda Jéssica;
Saem: Bia, Roberta, Kasiely, Kosheleva, Monique, Mayhara, Mikaella e Vitória.

FLAMENGO

Um dos clubes que mais se movimentou no mercado do vôlei no último mês foi o Flamengo. Recém subido à elite do vôlei feminino, a equipe carioca anunciou oito novas contratações, além das renovações de três atletas que participaram do vice-campeonato na Superliga B.

Chegam: Fê Ísis, Roberta Gomes, Teny, Francine Tomazoni, Ju Carrijo, Valeria Papa Malu e Carla;
Renovam: Angélica Caboclo, Jessica Silva, Nandyala Gama e o técnico Alexandre Ferrante;
Saem: Thaís, Thayná, Ju Mello, Luiza Scher, Fernanda, Naiara e Rafaela.

LEIA MAIS

Estados Unidos x Brasil: Saiba onde assistir ao jogo da Liga das Nações AO VIVO na TV