Musculação ou CrossFit? Descubra qual é a melhor opção para você

Veja como entrar em forma da melhor maneira possível

Filipe Queiroz
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução

É certo que a prática de exercícios físicos é algo fundamental para manter ou buscar pelo corpo ideal. Dentre as opções de atividade, estão o CrossFit e a musculação, ótimas opções de perda de peso e melhora da saúde.

Primeiramente, devemos saber o que cada um proporciona. O CrossFit é um tipo de treino funcional com exercícios que aprimoram técnicas como flexibilidade, agilidade, potência, velocidade e coordenação motora. Temos também a musculação, que proporciona um ganho considerável de força física e massa muscular, ou seja, se o objetivo é ter uma melhor aparência estética e mais vigor, esta categoria garante ótimos resultados.

Conforme dito, a musculação ganha no quesito força. É muito mais fácil ter um corpo escultural e imponente dessa maneira, fortalecendo inclusive os ossos. Além de prático, também dá para escolher o que evoluir separadamente: pernas, peito, ombros, entre outras partes do corpo.

Quanto a variedade dos exercícios praticados, há uma grande vantagem do CrossFit, pois ele pode trabalhar o corpo inteiro ao mesmo tempo, se inspirando em treinos como boxe e até MMA. Sem falar dos equipamentos utilizados, como cordas, sacos, pneus e bolas.

O equilíbrio impera entre as duas categorias de treino, enquanto uma é melhor em tais quesitos, outra supera nos demais. O CrossFit traz grande melhora no condicionamento cardiorrespiratório, justamente por aliar diversas atividades ao mesmo tempo, não só esforço físico contínuo. Em contrapartida, a musculação pode ser menos exaustiva, pois cada um escolhe o período de tempo e ritmo que quer praticar, bem como quais atividades desenvolver.

De qualquer maneira, ambos podem caminhar juntos. Com disposição, dá até para se aliar os dois e manter uma vida saudável. Mas se sua escolha é aderir a apenas um tipo de treinamento, basta analisar qual atende melhor ao seu perfil e requisitos, fazer testes e iniciar a prática, pois é desenvolvendo que se descobre mais a fundo os prós e os contras de cada categoria.