Opinião: Desempenho do Palmeiras esconde ótimos resultados de equipes menores no Brasileirão 2019

O clube paulista se destaca na campanha história do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, Goiás, Botafogo e Bahia também brilham com bom começo de campeonato

Rafael Brayan
Apaixonado pelo estudo do esporte mais praticado no mundo.

Crédito: Vitor Silva/Botafogo

A nona rodada do Campeonato Brasileiro encerrou na última quinta-feira (14) com o Palmeiras dominando a tabela de classificação com um jogo a menos. Atual campeão do torneio, o time alviverde recebe elogios e é considerado o “campeão antecipado” por muitos. Apesar da campanha histórica palmeirense, outros desempenhos devem ser levados em consideração.

Comandado por Claudinei Oliveira, o Goiás tem um jogo a menos (partida adiada contra o Corinthians) e está na sexta colocação da tabela de classificação do Brasileirão, com 15 pontos. Caso vença o time paulista, chegará a 18 pontos, o que daria a terceira posição, superando o Flamengo.

Outra equipe menor que se destaca é o Bahia de Roger Machado, que chegou a ficar algumas rodadas entre os quatro melhores clubes do campeonato. Classificado na Copa do Brasil, o tricolor tem 14 pontos e vem conquistando partidas convincentes. Cada vez mais direto, a equipe vem surpreendendo e aparece a briga pelas primeiras posições na tabela.

Após campanha pífia no Campeonato Carioca, o Botafogo vem sendo destaque como o segundo melhor clube carioca no Brasileirão. As boas atuações do time comandado por Eduardo Barroca trazem esperança para o Fogão, que ainda tem muitos pontos a melhorar, mas está melhor posicionado na tabela do que Corinthians, Cruzeiro e São Paulo. Vale lembrar que o jogo contra o Botafogo pode acontecer novamente (saiba mais aqui). Uma vitória colocaria a equipe na terceira colocação do torneio.

É claro que o Palmeiras se destaca e merece todos os elogios. Por outro lado, vale avaliar os trabalhos promissores dos três times que surpreendem e chegam até a pausa para a Copa América como candidatos a estar entre os melhores clubes da competição.

* Este texto não necessariamente reflete a opinião do Torcedores. Siga o autor em sua conta no Twitter.

Veja também:

Flamengo, Palmeiras e Corinthians dominam lista de times com mais jogadores com passagem por seleções