Paraguai foi algoz do Brasil em duas edições recentes da Copa América; relembre

Equipe Albirroja esteve frente a frente com a Seleção Brasileira nas edições de 2011 e 2015 do torneio de seleções, ambas pelas quartas de final

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com, trabalho como setorista do Botafogo e futebol nordestino
Copa América

Crédito: Rafael Ribeiro - Divulgação - CBF

Com a definição do Grupo C da Copa América nesta segunda-feira (24), o Brasil enfim conheceu seu adversário nas quartas de final da competição. Mesmo tendo somado apenas dois tentos, o Paraguai se garantiu no mata-mata graças ao empate entre Equador x Japão e, assim cruzará mais uma vez o caminho verde-amarelo no torneio. E o retrospecto recente não é animador para o time canarinho.

Nas edições da competição em 2011 e 2015, a La Roja foi adversária do Brasil justamente na fase de quartas de final, e ambas as ocasiões despachou o nosso escrete. Coincidentemente, nas duas oportunidades houve empate no tempo normal e decisão nas penalidades.

Há oito anos atrás, o calvário foi vivenciado na Argentina, mais precisamente em La Plata. Melhor tecnicamente, o Brasil até criou boas chances no duelo. Contudo, acabou pecando nas finalizações. Quando não se equivocava, parava no inspirado goleiro Villa. Após empate sem gols: prorrogação, e com ela nada de bola na rede. Nas penalidades, a pontaria canarinho decepcionou. Incrivelmente, Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred desperdiçaram suas respectivas cobranças, e vaga caiu de bandeja para os paraguaios.

Quatro anos mais tarde, o cenário se repetiu. Desta vez no Chile. Comandado por Dunga, a equipe brasileira chegou abrir contagem logo cedo com um gols de Robinho. No entanto, o posicionamento defensivo após a abertura do placar acabou castigando, e o Paraguai chegou ao empate com Derlis González, após uma falha clamorosa de Thiago Silva que tocou com a mão na bola dentro da área.

No ‘Deja-vu”, o time canarinho voltou a decepcionar nas cobranças da marca da cal, não como em 2011, porém a eliminação foi novamente inevitável.

CHANCE DO TROCO

Brasil x Paraguai medem forças novamente pelas quartas de final da Copa América nesta quinta-feira (27), às 21h30, na Arena do Grêmio. Contando com o apoio maciço do seu torcedor, a equipe verde-amarela tem a oportunidade de “vingar” as frustrantes eliminações.

LEIA MAIS:

Com clima de Copa América, duelo entre Chile x Uruguai registra melhor público da competição

Copa América: Duelo entre Equador x Japão registra o pior público do Mineirão desde a reforma do estádio

Aniversariante do dia, Messi é convidado para integrar Calçada da Fama do Maracanã