Por que o torcedor do Palmeiras comemora tanto o Dia dos Namorados?

12 de junho é a data comemorada pelos casais apaixonados, mas para os palmeirenses ela é mais que uma comemoração de “amor”

Willian Almeida
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e editor de Hard News do Torcedores.com.
Palmeiras

Crédito: Crédito da foto: Divulgação/Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

16 anos, 9 meses e 25 dias. Foi nesse período que o torcedor do Palmeiras viveu como chacota e sofria com brincadeiras de rivais até o 12 de junho de 1993, quando o alviverde imponente deu outro sinônimo para a data que não o tradicional “Dia dos Namorados”.

Em uma tarde de sábado, no estádio do Morumbi, Palmeiras e Corinthians decidiram o Campeonato Paulista de 1993. E diferente do rival, o alviverde conseguiu sair da fila sem títulos quando encarou o maior adversário em uma decisão.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Mas muito se engana quem pensa que foi fácil. Palmeiras x Corinthians nunca é algo simples. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, o alviverde venceu a segunda partida e manteve o sonho do título vivo. Na volta, 3 a 0 no tempo normal, mas o regulamento da competição previa uma prorrogação para decidir o campeão em caso de uma vitória para cada clube.

E foram naqueles 30 minutos extras que o artilheiro Evair marcou o quarto gol alviverde e acabou com qualquer dúvida. O tabu acabou e o Palmeiras era campeão paulista de 1993. Bastou o apito final de José Aparecido de Oliveira para o mundo voltar a ouvir o grito de “É campeão” por vozes alviverdes. Foi o fim de um período nebuloso e sem esperança. Era o começo de mais um grande período vitorioso da história do alviverde de Palestra Italia.

Desde então a data que nasceu com fins comerciais para os casais apaixonados se declararem e presentearem uns aos outros se transformou. Pelo menos para a torcida que canta e vibra. Além do tradicional “Dia dos Namorados”, o 12 de junho se tornou a data da paixão para os torcedores do Palmeiras. Aquela que até o palestrino que não viveu o jogo se emociona com cada gol visto, cada narração, cada homenagem e até com uma simples imagem do fim da Era das Trevas.

LEIA MAIS:
Por que o estádio do Palmeiras se chama Allianz Parque?
Por que o Palmeiras é chamado de porco?