Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Prince of Persia poderá ter novo jogo, diz criador

Durante entrevista em evento de games em Barcelona, Espanha, Jordan Mechner admitiu que gostaria de produzir um novo Prince of Persia.

Marcelo Faviere
Marcelo Faviere é formado em Comunicação Social: Jornalismo pela UAM. Fundador dos portais Insônia Pop (2012 a 2015) e Excêntrico Psicopata (2015 a 2016). Analista tático do Futebol na Veia (2016) e SCCP Scouts (2018). Entrou para a equipe de colaboradores do Torcedores em fevereiro de 2018, onde escrevia artigos, notícias e produzia entrevistas com personagens do cenário gamer e de e-Sports (esportes eletrônicos) no Brasil e no mundo. Saiu em dezembro do mesmo ano para adentrar o mundo corporativo. Neste meio tempo participou da equipe de colunistas do site de automobilismo Boletim do Paddock (2018). Atualmente está de volta ao Torcedores.com, onde começou a sua carreira de jornalista de games.

Crédito: Edição: Marcelo Faviere/Arte: Morgan Yon

Lembra daquele jogo clássico em que você tinha de fugir de armadilhas, guardas um palácio para resgatar uma princesa? Ele poderá ganhar um novo game.

Recentemente, Jordan Mechner, criador original de Price of PersiaPrince of Persia: The Sands of Time, e do filme Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010), revelou que sim, ele quer fazer um novo jogo da série. Assim como a revelação também tivemos o anúncio – que foi feito durante uma palestra no GameLab em Barcelona – de um novo livro que mergulha na criação do original Prince of Persia. O livro está sendo publicado pela Stripe Press, e na verdade é baseado em revistas que Mechner manteve durante o tempo.

Do mesmo modo, Mechner afirmou que também apoia a remasterização dos jogos antigos, apesar de não estar envolvido no projeto. Possivelmente suas palavras façam parte das ações de marketing do 30° aniversário da série – que acontecerá em outubro deste ano.

Prince of Persia: a história

prince of persia

O clássico fez um enorme sucesso em sua época de lançamento. (Reprodução Microsoft Store)

Para os que não se recordam, o primeiro game da série fora lançado em 1989 para Apple II e IBM-PC (DOS).

Anteriormente arcaica, o jogo representou um avanço na qualidade de animação vista nos jogos eletrônicos. Mechner estudou filmes de seu irmão mais novo, David, correndo e pulando com roupas brancas, para assegurar que todos os movimentos parecessem reais.

principe da persia jogo

Os movimentos de Prince of Persia são referência até hoje.

Além disso, era inovador o fato do protagonista e inimigos lutarem com espadas, ao contrário de armas de fogo ou raios, como outros jogos da época. Após o sucesso inicial, o jogo foi lançado em diversas outras plataformas. A princípio repetitivo, o jogo é surpreendente pelos quebra-cabeças inteligentes e armadilhas mortais.

prince of persia game fight

As lutas de Prince of Persia não permitem armas de fogo, e sim espadas.

Por isso, Principe da Pérsia rendeu diversos outros títulos da mesma franquia, e deu margem para um extenso gênero, que imita a ação e os quebra-cabeças.

Desde então diversos jogos beberam da fonte criativa de Mechner, entre eles, God of War, Tomb Raider, e Assassin’s Creed.

Curiosidades sobre o primeiro game

Talvez você não saiba, mas, em 17 de abril de 2012, Jordan Mechner criou um repositório no GitHub contendo o código fonte original do jogo para o Apple II (escrito em Assembly), o qual ele há muito tempo pensava ter perdido. Um documento técnico descrevendo a operação desse código fonte está disponível no site de Mechner.

Confira um vídeo mostrando o making-of do game:

O último lançamento da série aconteceu em 2010, com Príncipe da Pérsia: As Areias Esquecidas.

Via VG247.

Qualquer sugestão de pauta pode ser enviada para este que vos escreve, clicando aqui.

Inscreva-se no canal do Torcedores no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram!

Leia mais

10 documentários sobre games que você deveria assistir

Netflix anuncia série baseada em jogo como novo ‘Game of Thrones’

A batalha dos games: qual é o melhor? Vote!