Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Raptors batem Warriors e são campeões da NBA pela primeira vez

Time canadense segura os californianos na Oracle Arena e levam o troféu da NBA para Toronto

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

Crédito: Twitter/NBA

O torcedor do Toronto Raptors pode gritar é campeão pela primeira vez. Na noite desta quinta-feira (13), o time canadense venceu o Golden State Warriors por 114 a 110 na Oracle Arena e conquistou o título inédito da NBA.

Primeiro tempo: Lowry e Thompson puxam a pontuação

O começo do jogo foi de Kyle Lowry. O armador do Toronto Raptors anotou 11 pontos consecutivos nos primeiros minutos. A maioria deles veio nas transições após turnovers dos Warriors, que mostraram nervosismo nas primeiras jogadas sem Kevin Durant. Quem ajudou a reduzir a desvantagem foi o ala-armador Klay Thompson, que anotou 10 pontos no primeiro quarto, deixando Golden State atrás de Toronto por apenas um ponto. 33 a 32.

A reação dos Warriors seguiu no segundo período. Ponto a ponto, as equipes disputaram a dianteira no placar. Apesar da pontuação relativamente alta, Kawhi Leonard e Stephen Curry, principais atletas de Raptors e Warriors, respectivamente, foram para o intervalo com 9 pontos cada. Lowry e Thompson seguiram como principais pontuadores. No fim, os Raptors aumentaram a vantagem em dois pontos. 60 a 57.

Segundo tempo: Thompson se machuca e Raptors crescem no fim

O equilíbrio persistiu ao longo do terceiro período, com os Warriors impondo ritmo e abusando das bolas de 3. A defesa dos Raptors conteve até onde pôde e iniciava boas transições, mas o ataque canadense tinha dificuldade em converter os arremessos. Klay Thompson seguiu como principal peça de ataque dos Warriors, mas dessa vez abastecido por Stephen Curry e Andre Iguodala. Pelo lado dos Raptors, Kyle Lowry e Kawhi Leonard cometeram a quarta falta, trazendo preocupação para o momento decisivo.

Klay Thmpson trouxe apreensão para os torcedores dos Warriors a 2m22s do fim do terceiro quarto. Após choque com Danny Green em tentativa de bandeja, o ala-armador caiu de mau jeito, forçando o joelho esquerdo. Ele converteu os lances livres e logo foi para o banco de reservas. Ao final do terceiro quarto, 88 a 86 para os Warriors.

NBA

A equipe californiana seguiu sem Thompson no último quarto. O ala-armador saiu de quadra mancando. Sem o camisa 11, os Warriors perderam força ofensiva e viram os Raptors abrir cinco pontos de vantagem faltando pouco mais de 3 minutos para o término. Fred VanVleet foi o cara da equipe canadense, contribuindo intensivamente nas bolas de 3.

Faltando 47 segundos para o fim, DeMarcus Cousins anotou uma bola de 2 e reduziu a vantagem dos Raptors para apenas um ponto. Na volta do timeout pedido por Nick Nurse, o ala-pivô Pascal Siakam anotou mais dois pontos. Em seguida, foi a vez de Stephen Curry converter dois lances livres. Os Warriors recuperaram a bola a 9,6 segundos para acabar o jogo. Curry foi pra 3, mas não converteu. Na sequência, Kawhi ainda converteu mais três lances livres e os Raptors comemoraram o primeiro título da NBA em sua história. 114 a 110

Destaques individuais

Warriors: Klay Thompson (30 pontos, 5 rebotes)
Stephen Curry (21 pontos, 7 assistências, 3 rebotes)
Draymond Green (11 pontos, 18 rebotes, 13 assistências)
Andre Iguodala (22 pontos)

Raptors: Kyle Lowry (26 pontos, 7 rebotes, 10 assistências)
Kawhi Leonard (22 pontos, 6 rebotes, 3 assistências)
Pascal Siakam (26 pontos, 10 rebotes)
Fred VanVleet (22 pontos)
Serge Ibaka (15 pontos, 3 rebotes)

Febre da NBA faz com que finais da liga agitem baladas em São Paulo

Destaque dos Raptors na virada contra o Bucks, Kawhi Leonard destaca redenção na NBA