Veja a artilharia da Copa do Mundo Feminina após a 1ª fase

Morgan e Kerr dividem o topo da artilharia com 5 gols; Cristiane é vice artilheira da Copa do Mundo com 4, seguida por quatro jogadoras com 3

Paulo César Desidério Costa
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Getty/MB Media

Após 36 partidas, a 1ª fase da Copa do Mundo de Futebol Feminino terminou na última quinta-feira (20). Coréia do Sul, África do Sul, Jamaica, Argentina, Escócia, Nova Zelândia, Chile e Tailândia ficaram pelo caminho e agora, restam apenas 16 das 24 equipes que iniciaram a competição. As oitavas de final do mundial começam já neste sábado (22), com a partida entre Noruega X Austrália.

A fase de grupos do torneio disputado em solo francês registrou 106 gols marcados, com média de 2,9 por partida. A goleada mais insana foi da seleção dos Estados Unidos, que massacrou a Tailândia por 13 a 0 logo na sua estreia. Este jogo, aliás, foi suficiente para a craque Alex Morgan chegar à artilharia do torneio e não sair mais, mesmo com o fechamento da fase de grupos. Contra as tailandesas, a atacante estadunidense balançou as redes 5 vezes. Ela também lidera a estatística das assistências, junto da companheira Megan Rapinoe, com três passes para gol na copa.

Principais artilheiras da Copa do Mundo de Futebol Feminino. (Foto: Reprodução/Fifa.com)

Acontece que a artilharia de Morgan não é mais isolada. A australiana Sam Kerr fez todos os gols da vitória de sua seleção contra a Jamaica, na vitória por 4 a 1, no jogo que fechou a participação das duas equipes no grupo C. Antes do poker contra as jamaicanas, a camisa 20 da Austrália havia marcado o gol solitário de sua seleção na estreia, quando a Itália venceu por 2 a 1.

Cris no páreo

Cristiane luta pela artilharia da Copa do Mundo Feminina

Cristiane comemora um dos três gols diante da Jamaica. (Foto: Divulgação/CBF)

A brasileira Cristiane é a vice artilheira da Copa com 4 gols marcados. Na estreia do Brasil, a atacante comandou a seleção e anotou um hat-trick diante da Jamaica. No jogo seguinte, Cris fez um dos gols da seleção brasileira na derrota por 3 a 2 para a Austrália. Além de ser o número que leva às costas na camisa, 11 é o número de gols de Cristiane em Copas do Mundo. Aos 34 anos, ela se tornou a 4ª maior artilheira de todas as copas femininas, empatada com as já aposentadas Wiegmann (ALE) e Sun Wen (CHN).

Em seguida, quatro jogadoras aparecem com 3 gols marcados, o que torna a briga pela artilharia ainda mais acirrada. São elas a italiana Girelli, a francesa Renard, a estadunidense Carli Lloyd e a inglesa Ellen White.

LEIA MAIS:
COPA DO MUNDO FEMININA: CINCO JOGADORAS QUE PODEM DECIDIR NA SEGUNDA FASE