Youtuber reproduz tema de Super Mario Bros com maquininha de cartão!

“Atire a primeira pedra quem não sabe cantarolar o tema do Mario”

Marcelo Faviere
Marcelo Faviere é formado em Comunicação Social: Jornalismo pela UAM. Fundador dos portais Insônia Pop (2012 a 2015) e Excêntrico Psicopata (2015 a 2016). Analista tático do Futebol na Veia (2016) e SCCP Scouts (2018). Entrou para a equipe de colaboradores do Torcedores em fevereiro de 2018, onde escrevia artigos, notícias e produzia entrevistas com personagens do cenário gamer e de e-Sports (esportes eletrônicos) no Brasil e no mundo. Saiu em dezembro do mesmo ano para adentrar o mundo corporativo. Neste meio tempo participou da equipe de colunistas do site de automobilismo Boletim do Paddock (2018). Atualmente está de volta ao Torcedores.com, onde começou a sua carreira de jornalista de games.

Crédito: Reprodução: The Dad/Nintendo/YouTube

Inegavelmente o tema de Super Mario é um dos mais conhecidos do mundo, e foi originalmente criado a partir de disquetes. Nós estamos acostumados a ouvir o clássico tema a partir de instrumentos clássicos como piano, violão, e até mesmo flauta. No entanto, esta deve ser a primeira vez que o som criado para o game de NES seja reproduzido num timbre tão diferente.

O canal Device Orquestra, no YouTube, é especializado em criar músicas com aparelhos que, bem, não são feitos para tocar nenhuma música. No caso, estamos falando do tema de Super Mario Bros. ao som de duas maquininhas de cartão de crédito.

Apesar de parecer inicialmente bizarro, o resultado é incrível e, ao mesmo tempo, surpreendente. Além disso, se você pegou o tempo das comunicações via “fax”, poderá se recordar ainda do barulinho das máquinas, semelhantemente ouvido no aparelho para cartões de crédito.

A história do tema de Super Mario Bros

Até chegarmos a realização do youtuber a Nintendo percorreu um longo caminho para encontrar o tema para Mario. Veja seu trajeto:

Composta por Koji Kondo, ela foi apresentada ao mundo em 1985 no game Super Mario Bros. para o NES. Seu nome original é Ground Theme.

Apesar dela ser sinônimo de Mario, O tema principal de cada game novo do Mario é sempre alterado, como no caso de Super Mario Land (1989 para o GameBoy).

Mas ela ainda continua ativa como um “convidado especial” nas trilhas sonoras.

Por exemplo, em Super Mario 64 (1996/N64) ela é tocada apenas na introdução antes de você apertar start.

Inicialmente o tema foi composto em um ritmo latino, por isso que o instrumento da melodia é geralmente feito com tambores de aço (faz um som bem caribenho), diferentemente do que o youtuber fez.

Ele também aparece em games spin-offs como em Mario Party (1998/N64), Mario Tennis (2001/N64), nas três versões de Super Smash Bros (1999/N64, 2001/GC e 2008/Wii) e até mesmo em DDR: Mario Mix (2005/GC). Mas todos com suas devidas alterações para se enquadrar na ação do game.

Inscreva-se no canal do Torcedores no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram!

Leia mais