Cleveland Cavaliers dispensam JR Smith

Nesta semana, o general manager do Cleveland Cavaliers, Koby Altman, anunciou a saída de JR Smith.

Danilo Moura
Colaborador do Torcedores

Crédito: May 19, 2018; Cleveland, OH, USA; Cleveland Cavaliers guard JR Smith (5) reacts to a foul in the forth quarter against the Boston Celtics in game three of the Eastern conference finals of the 2018 NBA Playoffs at Quicken Loans Arena. Mandatory Credit: Aaron Doster-USA TODAY Sports

Campeão pela franquia na temporada de 2016, o jogador perdeu espaço no time durante a última temporada e não está mais nos planos do time de Ohio. Sendo assim, o veterano de 33 anos está livre para assinar com qualquer time da liga. Mas, apesar do momento ruim na carreira, JR já queimou muita lenha no basquete.

O início da carreira profissional

JR foi selecionado na primeira rodada do draft de 2004 por New Orleans. Mas, o ala-armador também passou pelo Denver Nuggets e New York Knicks. Atuando pelo time de Nova Iorque, JR viveu um de seus melhores momentos na liga. Foi eleito na temporada 2012 – 2013 o sexto homem do ano na NBA. Porém, antes de aterrissar em Cleveland, o jogador teve uma curta carreira no basquete chinês. Mas após seu retorno para a NBA, foi um dos responsáveis pelos quatro títulos da Conferência Leste dos Cavaliers.

Ponto alto na liga

O veterano ala-armador possuí em seu currículo um título da liga. Conquistado na temporada 2015-2016, após uma virada história contra o Golden State Warriors. Para os que tem memória curta, ou fizeram questão de esquecer aquela série, os Cavaliers chegaram ao jogo cinco com as costas na parede. Mas após perder três dos quatro primeiros jogos, a equipe comanda por Lebron James e Kyrie Irving venceu três jogos consecutivos e levou o título da para Cleveland. Porém, com o título, JR Smith escreveu uma nova página em seu folclore pessoal. Para comemorar o feito quase impossível, o jogador passou uma semana sem usar camiseta. O assunto rendeu até uma ligação do então presidente Obama para o head coah de Cleveland, pedindo que JR finalmente colocasse alguma roupa.

Desastre na NBA Finals e futuro incerto

Mas nem todos os momentos foram de alegria para JR Smith em sua passagem pelo Cavs. O veterano sai da equipe marcado pelo erro que cometeu na final do jogo 1 da NBA Finals. Faltando 4 segundos para o fim do jogo, Smith pegou a bola embaixo da tabela e resolveu queimar cronometro para garantir a vida dos Cavaliers. Mas, o jogo só estava empatado e foi para a prorrogação. Bom, após muito desespero e memes, o Golden State Warriors venceu o jogo mais equilibrado daquela série e três jogos mais tarde foi campeão varrendo o time de Lebron.

Mas, o desastrado JR Smith, possui números impressionantes na liga. Ele aparece entre os 15 maiores pontuadores da história da NBA em arremessos da linha dos três pontos. Levando em consideração apenas NBA Finals, JR é o quarto maior cestinha de fora do perímetro. Bom, talento ele já mostrou que tem, agora resta saber onde para qual time ele irá jogar na próxima temporada. Mas, e aí torcedor, para onde ele vai? Ou será que o camisa 5 irá encerrar a carreira?

LEIA MAIS: NBA: confira as movimentações da Free Agency até o momento