Conheça o elenco do Basquete Osasco para o Campeonato Paulista 2019

Time da Grande São Paulo, o Osasco disputa a competição pelo quinto ano consecutivo

Vitória Corrêa
A louca dos esportes, música e livros, faço dos meus hobbies uma projeção do meu futuro profissional. Formada em Técnico em Informática e cursando Jornalismo. <3

Crédito: Divulgação/Bruno Ulivieri

Futebol de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

Na próxima quarta-feira (31), o Basquete Osasco estreia na 77a edição do Campeonato Paulista de Basquete contra o São Paulo. A partida ocorre no ginásio Geodésico a partir das 20h (horário de Brasília) e a entrada é gratuita.

Para o Paulista e para a nova temporada, o Osasco perdeu jogadores do seu elenco, mas se reforçou de forma pontual. E, além de ter feito 11 contratações interessantes, a equipe apresentou um novo técnico. Na lista dos novos atletas há dois estreantes na equipe: o americano Brite e o argentino Nicolás Giménez. Thiaguinho, RobinhoTomLelê e Bruno, entretanto, fazem parte do grupo que retorna ao clube.

QUEM COMANDA O OSASCO?

Em primeiro lugar é importante apresentar João Ricardo Lourenço, novo treinador. O paulista iniciou sua carreira numa escola em Osasco, e foi jogador osasquense até 1988 e depois entre 1996 e 2000. Além disso, passou pelo Continental Parque Clube, Seleção Brasileira, Suzano, Brusque-SC, Álvares Cabral-ES e Basquete Paranaense.

Após se retirar das quadras, formou-se em Educação Física. Posteriormente, fez pós-graduação e Mestrado em Gestão Esportiva. Com isso, assumiu um cargo na Coordenação dos Esportes de Rendimento de Osasco. Em 2012, então, iniciou o projeto Basquete Osasco e levou a cidade ao Campeonato Paulista A1. Além disso, também criou o Escolinhas Basquete Osasco e já atendeu mais de 400 jovens entre sete e 14 anos desde 2016.

Sobre o Paulista, João Ricardo declarou de forma exclusiva ao Torcedores que a edição 2019 tem potencial para ser a melhor da história da competição.

“Tenho certeza que esse Campeonato Paulista será um dos melhores dos últimos tempos, pois trata-se do maior estadual do Brasil. Temos de estar preparados, à altura das demais equipes para realizarmos uma grande competição”, disse.

OS ATLETAS:

ARMADORES:

Dontrell Chaquan Brite, ou simplesmente Brite, é um americano de 25 anos. Com 1,75m e 75 kg, o armador já passou pelo LSB e Basquete Cearense. Em declaração exclusiva ao Torcedores, o atleta disse que a equipe está se conhecendo e se preparando.

“Temos trabalhado muito, aprendendo a confiar uns nos outros. Nós apenas temos que seguir o plano e nos ater ao que treinamos na fase de preparação para o Paulista”.

Outro armador da equipe, Juliano Armani Monteiro da Silva tem 21 anos, 1,75m e 77kg. Apesar da pouca idade, o brasileiro já defendeu várias equipes como EC Banespa-SP, SE Palmeiras-SP, EC Pinheiros-SP, Solar Cearense-CE e CR Vasco da Gama-RJ.

“A nossa preparação foi muito intensa, com a disputa dos Jogos Regionais e alguns jogos-treinos, então, temos mais alguns dias para fazermos alguns ajustes pontuais antes de entrar com muita raça em quadra para esse primeiro jogo”, declarou Juliano.

Thiago César Carneiro Marcello tem 27 anos, 1,86m e 80 kg. Conhecido por Thiaguinho, o armador já passou pelo Paulistano, CNCC College-EUA, LSB, Franca, Macaé, Basquete Osasco e São Paulo FC.

“Espero que possamos fazer um grande jogo na quarta-feira. Vamos em busca da vitória, esse sempre será o pensamento. A gente vem trabalhando firme pra fazer um ótimo campeonato e pedimos o apoio do torcedor de Osasco. Que ele seja nosso sexto jogador em quadra”.

ALAS-ARMADORES:

Bruno Felipe Vianna dos Santos é um ala-armador de 26 anos, 1,90m e 94 kg. Durante sua breve carreira, o jogador defendeu as cores de Palmeiras, Paulistano, Osasco e Brasília Búfalos.

“Estou bem feliz pela oportunidade de iniciar minha segunda passagem por Osasco e espero que seja um Paulista marcante para todos nós”.

Rodrigo Ítalo de Almeida Lima, o Robinho, tem 25 anos, 1,94m e 89 kg. O ala-armador está em sua terceira passagem pelo Osasco, sendo que também já defendeu Santo André, Bragança Paulista, LSB, Corinthians e Unifacisa.

“Estamos prontos. A elite do Campeonato Paulista reúne muitos dos melhores times do país e nos preparamos para surpreender, nos dedicando muito a cada jogo”.

ALA:

Com passagens por Joinville, Brasília e Botafogo-RJ, o ala-armador Maxwell Dias Ribeiro chega à equipe osasquense aos 28 anos, 1,97m e 87 kg. Em breve palavra, ele ressaltou os treinamentos e o foco do time.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Estamos vindo de últimas semanas muito boas de treinamentos e todos estão focados no objetivo de fazer um bom campeonato”.

ALAS-PIVÔ:

Pedro Henrique Martins é um dos mais jovens do elenco, mas possui boa experiência. Aos 23 anos e com 2,07m e 110 kg, o ala-pivô já jogou por Pinheiros, Palmeiras, Mogi das Cruzes e Joinville.

“A gente sabe do potencial que o elenco tem. É um grupo faminto, com excelentes expectativas e que trabalha muito profissionalmente. Cada um faz sua função e isso é muito importante para que possamos buscar os melhores resultados no Paulista”.

Leonardo Jacon Oliveira, o Lelê, também tem 23 anos, 1,97m e 97 kg. Na temporada 2019-20, o ala-pivô faz seu retorno ao Osasco. Além da equipe osasquense, ele já passou por Limeira, Flamengo, Minas, Southeastern-EUA, Paysandu e LSB.

“Voltar a Osasco foi muito bom, pois já conheço o ambiente e a torcida. Nossa expectativa é de brigar muito durante o campeonato, buscando uma das vagas nos playoffs”.

OS EXPERIENTES:

Um dos reforços inéditos, o argentino Nicolás Emmanuel Giménez já defendeu vários clubes em sua breve carreira. Aos 25 anos e com 2,03m e 106 kg, o ala-pivô tem passagens por Racing de Olavarria-ARG e Estudiantes de La Plata-ARG, por exemplo. Além disso, jogou no Rocamora de Concepcion-URU e no Amistad de Sucre-BOL, entre outros.

“Espero que a equipe cresça jogo a jogo, pois o grupo tem muito potencial e queremos fazer uma boa estreia em nossa casa, diante do nosso torcedor”.

Último da lista de ala-pivôs, Ygor de Freitas Viana é o mais velho do elenco. Aos 32 anos, ele quer mostrar que ainda tem muita lenha para queimar. Por isso, ele exalta a parceria com o novo técnico para explorar ao máximo os seus 2,10m e 114 kg. Ao longo da carreira, o atleta já atuou por Itu, Santos, Paysandu, América-SP, Macaé e Campo Mourão.

“Estou tendo o privilégio de jogar onde nasci e também a satisfação de ser comandado pelo João Ricardo Lourenço. Eu já o conhecia como dirigente e agora tenho a oportunidade de vê-lo como técnico. Ele está me dando o aval para jogar solto e poder desempenhar todas as funções”.

PIVÔ:

Único pivô de ofício do OsascoEverton Gomes da Silva Oliveira tem 25 anos, 2,06m e 106. Conhecido como Tom, o pivô já defendeu o Franca, Rio Claro, Minas, Contagem e Londrina. Ele também está de volta ao time osasquense em 2019.

“Estamos preparados para a estreia. Nosso grupo tem atletas de qualidade, e esperamos obter um excelente entrosamento num curto espaço de tempo”.

Posteriormente ao final da última temporada, vários atletas deixaram o Basquete Osasco devido a propostas de outras equipes e contratos. No entanto, as novas contratações chegaram com vontade de fazer a equipe ir mais longe do que se espera.

LEIA TAMBÉM:

SELEÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETE SE PREPARA PARA COPA DO MUNDO NA CHINA

RUSSELL WESTBROOK É APRESENTADO PELO HOUSTON ROCKETS E FALA SOBRE PARCERIA COM JAMES HARDEN: “É UM GRANDE CAPÍTULO”