Governo do Rio anuncia Jiu Jitsu em escolas públicas ainda esse ano

Projeto vai inserir o jiu jitsu e outras artes marciais na grade curricular de escolas em todo o estado. A informação foi divulgada pelo governador Wilson Witzel.

Jéssica De Paula Alves
Jornalista amapaense migrada em Belo Horizonte (MG). Nascida em março de 1990, é gremista e adora esportes desde a infância. Faixa branca em jiu-jitsu, também é fã de rock e ama unir suas paixões.

Crédito: Reprodução/Facebook

O governador do Rio, Wilson Witzel, apresentou um projeto que insere Jiu Jitsu e outra artes marciais de defesa pessoal na grade curricular. Assim, a ideia será estendida para todas as escolas públicas do estado.

Segundo o site Diário do Rio, Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) deve abrir licitação neste segundo semestre para indicar a contratação de 1.800 instrutores para atuar com crianças e adolescentes.

O Rio é o primeiro estado do Brasil a adotar um programa com o Jiu-Jitsu nas escolas, nos moldes do que ocorre hoje em países como os Emirados Árabes. A nação que décadas atrás abraçou a modalidade graças a professores brasileiros. Contudo, faixas-pretas pioneiros Nelsinho Monteiro, Zé Mario Sperry, Renzo Gracie e outros.

LEIA MAIS

Open de Jiu Jitsu: Adolescentes e crianças buscam o lugar mais alto no pódio