Torcedores – Notícias Esportivas

Mercado da bola: campeã da Copa América, seleção brasileira pode agitar a janela de transferências na Europa

Vários jogadores que participaram do elenco que conquistou o título neste domingo (7) podem trocar de clube para a próxima temporada

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Crédito: Alexandre Schneider/Getty Images

A seleção brasileira conquistou a Copa América neste domingo (7) ao derrotar o Peru por 3 a 1 no estádio Maracanã, com gols de Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. Com o título, a equipe alcançou sua nona conquista em toda história da competição e se aproximou um pouco mais de Uruguai (15) e Argentina (14) no ranking de conquistas. E um detalhe que chamou atenção foi o desempenho do time mesmo com a ausência de Neymar, principal jogador do país e um dos melhores do mundo, que foi cortado por lesão.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O desempenho coletivo da seleção brasileira acabou ajudando a destacar as individualidades dos atletas, e agora, com a janela de transferências do futebol europeu aberta, muitos craques que fizeram parte da campanha do título da Copa América devem protagonizar transações milionária ou simplesmente buscarem novos rumos, como o lateral Daniel Alves, que está sem clube após sua saída do PSG.

Veja quais jogadores da seleção podem agitar o mercado da bola após o título da Copa América:

EVERTON ‘CEBOLINHA’:

O atacante de 23 anos do Grêmio terminou a Copa América como titular absoluto e artilheiro da competição, com três gols. Diante disso, sua saída para o futebol europeu parece iminente, já que despertou o interesse de diversos clubes, principalmente na Inglaterra.

Após o título, o jogador falou sobre a possibilidade de deixar o Tricolor gaúcho. “Ainda não caiu a ficha. Queria que se chegasse alguma coisa não me fosse comunicado. A partir de amanhã pode cair a ficha. Possivelmente uma saída do Grêmio pode estar próxima, mas ainda sou jogador e quarta-feira tem uma batalha difícil, pretendo ajudar”, afirmou.

PHILIPPE COUTINHO:

Buda Mendes/Getty Images

Titular absoluto da seleção durante toda a competição, o meia-atacante vem de uma temporada para esquecer com a camisa do Barcelona, onde foi muito criticado pela imprensa espanhola, que chegou a dizer, inclusive, que ele não tinha mais condições de jogar pelo clube. Apesar do presidente do time catalão, Josep Maria Bartomeu, ter deixado claro que Coutinho é um jogador “fundamental”, seu nome é especulado para reforçar o PSG e até mesmo ser envolvido na negociação pelo retorno de Neymar.

Alguns jornais britânicos também informaram que o Liverpool, atual campeão da Champions League e ex-time de Coutinho, estaria interessado em seu retorno, mas por enquanto trata-se apenas de rumores e especulações.

RICHARLISON:

Alexandre Schneider/Getty Images

O ex-atacante do Fluminense iniciou a Copa América como titular, perdeu a vaga, pegou caxumba e voltou a campo para fechar o placar contra a seleção peruana na final da competição. Antes disso, porém, o jogador teve uma boa temporada com a camisa do Everton, na Premier League, e acabou despertando o interesse de gigantes europeus, como Barcelona e Manchester United.

ALLAN:

Lucas Uebel/Getty Images

O volante destaque do Napoli surpreendeu ao aparecer na lista do técnico Tite para a disputa da Copa América, não por falta de merecimento, mas pela concorrência que tinha. E pela boa temporada que teve na Itália, o jogador já vinha sendo especulado para trocar de time nesta janela de transferências. O PSG é apontado como provável destino, que já teria uma negociação bem encaminhada com o clube italiano.

DANIEL ALVES:

Considerado um dos melhores jogadores da posição, mesmo aos 36 anos, o capitão da seleção brasileira está livre no mercado após anunciar que não renovaria seu contrato com o PSG. O jogador ainda não revelou onde irá jogar na próxima temporada, mas após seu desempenho na Copa América, com certeza, ainda tem mercado para jogar em grandes equipes nas principais ligas da Europa.

OUTROS JOGADORES QUE PODEM TROCAR DE TIME:

David Neres (atacante, Ajax)
Lucas Paquetá (meia, Milan)
Alex Sandro (lateral, Juventus)
Filipe Luís (lateral, Atlético de Madrid)

LEIA MAIS:
Jogadores da seleção brasileira criticam e rebatem declarações polêmicas de Messi: “Tem que saber perder”

Entenda por que o troféu de artilheiro da Copa América ficou com Everton ‘Cebolinha’ e não com Guerrero