Saiba quando ocorre a hipertrofia muscular no seu corpo

Esta é uma das maiores dúvidas dos praticantes de musculação

Matheus Chaves Melo
Colaborador do Torcedores

Crédito: Crédito da foto: Reprodução/YouTube

Você com certeza já ouviu falar sobre anabolismo e catabolismo, no entanto, pode ser que ainda não entendeu totalmente o que é cada um, então vamos lá. O anabolismo é o processo que capta energia para o nosso corpo e o catabolismo gera a energia.

Toda vez que você se exercita na academia está realizando um conjunto de contrações musculares por meio de repetições buscando melhorar o seu físico, assim obtendo o aumento de massa muscular (hipertrofia) ou mesmo melhorando a resistência e força. Bom, nesse trabalho você está consumindo a energia dos alimentos que ingeriu.

Durante o período que você está treinando todos os macronutrientes, carboidratos, gorduras e proteínas, são usados para a produção de energia (catabolismo) durante seus exercícios.

O que acontece é que durante o treino, seu músculo funciona como fornecedor de CP (creatina fosfato, a moeda energética), que com o tempo começa a consumir glicogênio (carboidrato), usando água e, em situações extremas e peculiares, consome proteína. Ou seja, no exercício físico, o seu corpo gera energia, você sofre o catabolismo.

A hipertrofia muscular então nada mais é que anabolismo e ocorre no seu repouso, quando você está em processo de recuperação do organismo depois do estresse gerado pelo treino.