Santos não ocupava liderança isolada do Brasileirão desde 2004

A vitória do Peixe por 3 a 1 sobre o Avaí neste domingo, 28, na Vila Belmiro, interrompeu um jejum que já durava 15 anos

Gabriel Dias
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Ivan Storti / Santos FC

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Após o empate de 1 a 1 do Palmeiras no último sábado, o Santos só precisou bater o Avaí no domingo para assumir a ponta da tabela. O feito alvinegro interrompeu um jejum que já durava 15 anos: o Peixe não ocupava a liderança isolada do Brasileirão desde 2004, quando foi campeão do torneio.

A última vez que a equipe se manteve na liderança isolada do Brasileirão foi justamente na última rodada do campeonato de 2004. Desde então, sempre que o time praiano chegou à liderança, foi dividindo com alguém.

No 18ª rodada do Brasileirão de 2016, a equipe atingiu os mesmos números de pontos de Palmeiras e Corinthians na liderança do campeonato, sendo superado no saldo de gols.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Em 2019, a equipe conseguiu dividir a liderança na primeira, segunda, quarta e 11ª rodadas do campeonato, mas sempre sendo superado pelos critérios de desempate. Mas graças ao triunfo contra o Avaí na 12 rodada, o alvinegro chegou a marca de 29 pontos, dois a mais que o Palmeiras, que não vence há três jogos no competição.


Na próxima rodada o Santos joga na Vila Belmiro contra o Goiás, buscando manter a ponta da tabela. A equipe também tenta tirar vantagem do calendário apertado dos rivais Palmeiras, Flamengo e Internacional, que tem compromissos decisivos em outras competições.

Leia mais:

Mesmo líder, Sampaoli segue pedindo por reforços no Santos

Mauro Cezar se diz feliz por sucesso de Sampaoli no Santos: “É um tapa na cara nesse preconceito nojento”