Velejador de 93 anos é o mais velho da Semana Internacional de Vela de Ilhabela; conheça

Maranhense Francisco Matos dos Santos mostra na Semana de Vela que não há idade para comandar um barco em alto mar

Márcio Donizete
Jornalista desde 2012, com passagens pelos jornais ABCD Maior e Diário do Grande ABC, além do canal NET Cidade de TV. Foi repórter colaborador, líder de colaboradores e editor no Torcedores.com. Apresenta o Lente Esportiva ABC em lives no Facebook e Youtube.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é puxada e exige muito dos cerca de 1.000 velejadores participantes deste ano. Porém um deles se destaca entre os demais: Francisco Matos dos Santos, que aos 93 anos, dá uma lição de vida e disposição no esporte. Ele é o mais experiente dentre todos os velejadores inscritos em 2019.

“Sou oficial da Marinha do Brasil e aos 93 anos fico muito feliz em poder estar perto dos navios, dos veleiros, dos meus amigos e colegas. Este ano será a segunda vez que participo da Semana de Vela e é muito bacana porque a regata me aproxima muito do meio náutico”, conta Francisco, chamado de “Véio” pelos mais íntimos.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

O barco que ele comanda é o Pick Nick, que recebe esse nome em homenagem ao neto Nicolas. A paixão de Francisco pelo mar é de família, e está presente desde antes dele nascer. Isso mesmo. Ainda na barriga da mãe, ele foi transportado em um barco à vela de São Bento, cidade do Interior do Maranhão, a São Luís, na capital maranhense.

“Não existia barco a motor na época, então ainda na barriguinha da mãe eu vim em um barco à vela. Foi minha primeira velejada”, recorda o capitão reformado da Marinha, que diz que sua melhor lembrança de competições da modalidade foi na ilha de Fernando de Noronha. “Eram três regatas de Recife a Fernando de Noronha. Foi bonito”, relembra, sem dar detalhes.

Antes da Semana de Vela, a expectativa era de brigar pela vitória, mesmo sabendo que a missão era difícil. “O Pick Nick é um barco de vitória, nós vamos para vitória. Vamos tentar”, projetava. Mas com o passar das regatas, problemas na embarcação e os fortes ventos em Ilhabela fizeram o Pick Nick ser desclassificado de duas regatas.

Com a chance de título naufragada no mar, no fim, a mais uma oportunidade de velejar na longa trajetória de vida faz do capitão Francisco Matos dos Santos um grande exemplo a ser seguido aos velejadores iniciantes e, também, aos mais veteranos da Semana. Tanto que no fim da competição ele acabou homenageado pelos organizadores em llhabela (veja na foto de destaque).

Assista abaixo como foi o último dia de regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela:

Neste sábado (20) ocorreu o último dia de regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Com bastante sol e vento, os velejadores deram o sangue para busca do título das respectivas classes. Confira no vídeo um resumo do sabadão, já em clima de despedida no Litoral Norte de São Paulo.? Eduardo Grigaitis/Balaio/Sivilha

Posted by Torcedores.com on Sunday, July 21, 2019

Veja no vídeo as premiações e os campeões desta edição da Semana de Vela:

Os campeões da Semana Internacional de Vela de Ilhabela foram conhecidos na noite deste sábado (20) no Race Village, no Centro de Ilhabela. Confira as premiações no vídeo e os resultados finais aqui: https://mla.bs/0226142c?Aline Bassi/Balaio/Sivilha

Posted by Torcedores.com on Sunday, July 21, 2019

VEJA MAIS
Semana Internacional de Vela de Ilhabela protagoniza belas imagens; veja galeria de fotos
Marielle Franco é homenageada em barco e velejador se surpreende com grande repercussão
Lars Grael, sobre crise no Esporte: “Temos de separar a filantropia da ‘pilantropia’”

* O editor viajou à Ilhabela a convite da organização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela