Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Substância que ocasionou a suspensão de Bia Haddad é fácil de encontrar em lojas de suplementos

Em teste anti doping de Bia Haddad realizado no mês de junho deste ano foram encontradas as substâncias SARM S-22 e SARM LGD-4033

Tathiane Marques
Colaboradora do Torcedores.com, são-paulina e admiradora do EC Bahia.

Nesta terça-feira (23), foi anunciado a suspensão provisória da tenista brasileira Bia Haddad Maia. Isso se deu pelo fato de terem sido encontradas em uma amostra de sangue foram detectadas variações do SARM, um anabolizante sintético facilmente encontrado no Brasil em lojas de suplementos e muito popular entre fisiculturistas e atletas amadores.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

O “Selective androgen receptor modulator” ou SARM, significa em português modulador seletivo do receptor de androgênio. Na prática, a substância visa imitar o funcionamento da testosterona, hormônio masculino, buscando assim evitar a perda de massa óssea e muscular, consequentemente ganhar performance física. Assim sendo, o corpo do atleta acaba por produzir mais proteínas sem sofrer problemas colaterais ocasionados por anabolizantes naturais.

De acordo com reportagem realizada pela Revista Época em 2018, indústrias farmacêuticas investiram na produção e desenvolvimento de SARMs para auxiliar pessoas com problemas de perda de massa muscular. Porém, os compostos não chegaram ao mercado, isso porque uma agência americana de controle de riscos alertou que as substâncias poderiam causar problemas hepáticos, além de aumentar o risco de ataques cardíacos.

Siga o Torcedores também no Instagram

Os atletas começaram a usar de forma intensiva os SARM’S em 2008, foi quando Wada se posicionou e proibiu a substância, incluindo-a na listagem de antidoping. No entanto, os fisiculturistas e atletas amadores continuaram a utilizar para ganharem massa muscular com maior eficiência. Devido a grande procura, os produtos começaram a ser vendidos na internet e são facilmente encontrados nas lojas de suplementação.

Em uma rápida pesquisa na internet, é possível notar que os produtos são comercializados tanto em lojas físicas de suplementos como na web, com entrega em casa.

A suspensão da brasileirae é em caráter provisório, o caso ainda deve ser julgado antes de uma pena definitiva ser aplicada. No entanto, o uso de anabolizante por parte de atletas costuma ser punido com severidade e o caso de reincidência no Brasil nos últimos anos ainda deve dificultar ainda mais o processo da tenista.

 

LEIA MAIS:

Rafael Nadal compra iate que sequer foi lançado no mercado; preço da embarcação supera R$ 22 milhões