Treinando sem perder massa muscular; confira dicas

Saiba como realizar exercícios da maneira correta e sem prejuízos ao corpo

Filipe Queiroz
Colaborador do Torcedores

A prática de exercícios físicos pode se tornar um problema à saúde se não aplicada da melhor forma no dia a dia. Tudo deve ser regrado e com limites predefinidos.

Um dos riscos gerados com os erros na hora de fazer academia é o catabolismo muscular, que é quando acontece a degeneração dos tecidos musculares, podendo ser provocada por: má alimentação, excesso de bebida alcoólica, falta de sono e treinos que excedem os limites fisiológicos, por exemplo.

O professor de Educação Física Fernando Guerreiro explica quais são as principais maneiras de se evitar o catabolismo muscular ao se exercitar.

Primeiramente é necessário oferecer ao corpo as substâncias necessárias para uma recuperação adequada, como carboidratos, proteínas, gorduras, água, vitaminas, minerais e antioxidantes. “Dietas que não são balanceadas ou preparadas para a necessidade do seu corpo devem ser reavaliadas”, ensina.

Além disso também é preciso haver uma regeneração natural dos músculos e para isso ocorrer o descanso pós treino é fundamental.

Por fim, mas não menos importante, evite os excessos. Isso é primordial para manter uma coerência do treino com seu condicionamento físico. Fernando comenta que é necessário respeitar o número de repetições, a carga que será utilizada e o tempo de cada sessão de treino.

A saúde deve ser prioridade, portanto jamais devem ser ultrapassados os limites impostos pelos profissionais da área. Treinar com qualidade de vida é o caminho correto a se seguir.