Atirador Felipe Wu falha em competição no Rio e está fora das Olimpíadas

Atleta brasileiro falhou em evento classificatório para Tóquio. Felipe Wu ficou em uma frustrante 75º colocação na pistola de ar 10 metros na etapa final

Jéssica De Paula Alves
Jornalista amapaense migrada em Belo Horizonte (MG). Nascida em março de 1990, é gremista e adora esportes desde a infância. Faixa branca em jiu-jitsu, também é fã de rock e ama unir suas paixões.

Crédito: Rafael Bello/COB

O atirador esportivo Felipe Wu está fora dos Jogos Olímpicos 2020, em Tóquio. De acordo com o Blog Olhar Olímpico, o atleta de 27 anos ficou na 75º colocação na pistola de ar 10 metros na etapa final da Copa do Mundo da modalidade. Ele falhou na na última tentativa de se classificar ao Japão.

Curiosamente, a competição foi no Centro de Tiro Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, onde ganhou sua medalha em 2016. A competição ocorreu na quinta-feira (29).

O blog exaltou que não apenas Felipe Wu teve resultado frustrante, mas Brasil até agora não conseguiu classificar nenhum atleta da modalidade para a Olimpíada. Contudo, as últimas chances são as provas da Copa do Mundo do Rio, que vai até segunda-feira.

Fase ruim

O resultado selou um péssimo ciclo olímpico para Felipe Wu, que recolocou o tiro esportivo no mapa esportivo brasileiro. Em Copas do Mundo, chegou ao 10º lugar em uma etapa de 2017. Em 2019 ele foi 53º em Nova Déli (Índia), 66º em Pequim (China) e 94º em Munique (Alemanha). Cada etapa distribuía duas vagas olímpicas.

O brasileiro ainda ficou em 41ª colocação no Mundial 2018, em Changwon (China), e em 18º lugar no Campeonato Continental de Guadalajara (México). Ambos os eventos que também classificavam para a Olimpíada.

Assim, a etapa do Rio era a última oportunidade para Wu (ou qualquer brasileiro das provas de carabina e pistola) se classificarem para a Olimpíada. Porém, não conseguiu o resultado esperado.

LEIA MAIS

“Fatalmente vão se esquecer de mim”, lamenta medalhista Felipe Wu