Batatais é suspenso pelo TJD-SP e será punido por W.O nas duas últimas rodadas da Copa Paulista

Medida vale para a equipe profissional do Batatais, suspensa pelo tribunal por suspeita de manipulação de resultados

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/ Facebook Batatais FC

A partida entre Comercial e Batatais, que deveria ter sido realizada na manhã do último domingo (11), pela oitava rodada da primeira fase da Copa Paulista, não aconteceu. Mesmo assim, no dia seguinte, a Federação Paulista de Futebol anunciou oficialmente a vitória do time de Ribeirão Preto por 3 x 0, o que ocorre em caso de W.O. do adversário.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

W.O significa “walkover” ou “caminhar”, na livre tradução em português. Atribui-se ao termo a impossibilidade de um competidor, coletivo ou individual, de estar presente para uma disputa, seja por número insuficiente de integrantes, atraso em relação à data e horário estabelecido ou por falta de qualificação, entre outros.

A equipe de Batatais não conseguiu efeito suspensivo para reverter a punição imposta pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva), que lhe suspendeu preventivamente por 30 dias de todas as competições organizadas pela FPF, por suspeita de manipulação de resultados na Série A3 do Campeonato Paulista deste ano.

Ao site “GloboEsporte.com”, a Federação informou que “enquanto perdurar a suspensão preventiva, aplica-se W.O nos jogos do clube e os resultados são homologados. Novas movimentações sobre o caso dependem de deliberação do TJD-SP”.

Na tarde de terça (13), o tribunal determinou que a suspensão de 30 dias vale para a equipe profissional do clube e não se aplica às categorias de base. Dessa forma, os times sub-11, sub-13 e sub-20 podem disputar normalmente os respectivos torneios estaduais.

O Batatais ocupa a lanterna do Grupo 1 da Copa Paulista, com apenas dois pontos. Em sete rodadas disputadas antes da suspensão, o time do técnico Estevam Soares não venceu nenhuma partida, empatou duas e perdeu cinco. A duas rodadas do fim da primeira fase, jogaria em casa no próximo domingo (18) contra o Votuporanguense e depois encerraria sua participação no torneio diante da Ferroviária, no sábado (24), em Araraquara.

Entenda o por quê da punição

A suspensão imposta pelo TJD-SP ocorreu porque quatro atletas que jogaram pelo Batatais na Série A3 do Paulistão deste ano são suspeitos de participar de um esquema de manipulação de resultados. Eles já prestaram depoimentos à Federação Paulista e seus nomes são mantidos em segredo.

As partidas da Série A3 que estão sendo investigadas aconteceram em março: a derrota do Batatais para o Barretos por 2 x 0 e o empate em 1 x 1 diante do próprio Comercial, que seria o adversário da equipe no útlimo domingo (11).

LEIA MAIS

Copa Paulista: confira os resultados dos jogos da oitava rodada e a classificação em cada grupo

Na maior crise de sua história, Portuguesa completa 99 anos

SporTV: saiba os jogos que vão passar ao vivo nesta quarta (14)